JOGOS ONLINE COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS EM AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA
Abstract
O artigo apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar os benefícios obtidos com a utilização de jogos educativos online em aulas de reforço de Matemática com alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Os resultados do estudo revelam que as atividades de operações com números inteiros e operações com monômios se realizaram de forma mais satisfatória utilizando jogos educativos online como recurso pedagógico, em comparação ao método tradicional de ensino. Relatos dos próprios alunos apontam a contribuição dos jogos educativos online para sanar as dúvidas quanto as atividades propostas.
Downloads
Download data is not yet available.
References
ALMEIDA, M. Prática e Formação de Professores na Integração de
Mídias, Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias” -
Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2003.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de; MORAN, José Manuel (Orgs.).
Integração das Tecnologias na Educação: Salto para o futuro.
Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005.
BRASIL, Parâmetro Curricular Nacional: Matemática. Brasília: MEC/SEF,
1998.
BÚRIGO, Lucy Méry; PEDROSO, Sandra Mara Dias. O uso de jogos como
investigação de dificuldades em Matemática para alunos das Salas
de Apoio à Aprendizagem. Disponível em
CASANOVA, Marcelo. O uso das mídias durante as aulas de
matemática na sala de apoio a aprendizagem. Medianeira, 2013.
CORRÊA, Daiane dos Santos. SCHERER, Suely. Uso de TIC nas práticas de
acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática na
modalidade EaD. 2012. Disponível em
http://www.uems.br/eventos/semana2012/arquivos /49_2012-09-28_15-44-
41.pdf
FRANÇA, Iara da Silva. Programa Sala de Apoio à Aprendizagem em
Matemática: minimizando as dificuldades em busca da integração
para os níveis do Ensino Fundamental. 2009. Disponível em
_2153.pdf>
GOMES, Andréia Patrícia et al. A Educação Médica entre mapas e
âncoras: a aprendizagem significativa de David Ausubel, em busca
da Arca Perdida. Rev. bras. educ. med. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp.
105-111. ISSN 0100-5502.
JUNIOR, Antonio Carlos Camargo. O uso da mídia na contextualização
do ensino de matemática. Medianeira, 2014.
MISKULIN, S. G. R. As potencialidades didático – pedagógicas de um
LEM em educação Matemática mediado pela TICs na formação de
professores. In: MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na
educação. Ci. Inf., Brasilia , v. 26, n. 2, Mai 1997 .
PEREIRA, Maíra Kelly da Silva. A utilização de softwares matemáticos
nos ensinos fundamental e médio. Revista da Educação Matemática da
UFOP. Vol. I. 2011.
SANTOS, Jonathan Helder de Andrade dos. A evolução na prática da
educação – O uso das mídias como ferramentas no ensino
aprendizagem da educação matemática. Guaratinguetá, 2011.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação
e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set/dez. 2005.
Mídias, Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias” -
Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2003.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de; MORAN, José Manuel (Orgs.).
Integração das Tecnologias na Educação: Salto para o futuro.
Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005.
BRASIL, Parâmetro Curricular Nacional: Matemática. Brasília: MEC/SEF,
1998.
BÚRIGO, Lucy Méry; PEDROSO, Sandra Mara Dias. O uso de jogos como
investigação de dificuldades em Matemática para alunos das Salas
de Apoio à Aprendizagem. Disponível em
CASANOVA, Marcelo. O uso das mídias durante as aulas de
matemática na sala de apoio a aprendizagem. Medianeira, 2013.
CORRÊA, Daiane dos Santos. SCHERER, Suely. Uso de TIC nas práticas de
acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática na
modalidade EaD. 2012. Disponível em
http://www.uems.br/eventos/semana2012/arquivos /49_2012-09-28_15-44-
41.pdf
FRANÇA, Iara da Silva. Programa Sala de Apoio à Aprendizagem em
Matemática: minimizando as dificuldades em busca da integração
para os níveis do Ensino Fundamental. 2009. Disponível em
GOMES, Andréia Patrícia et al. A Educação Médica entre mapas e
âncoras: a aprendizagem significativa de David Ausubel, em busca
da Arca Perdida. Rev. bras. educ. med. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp.
105-111. ISSN 0100-5502.
JUNIOR, Antonio Carlos Camargo. O uso da mídia na contextualização
do ensino de matemática. Medianeira, 2014.
MISKULIN, S. G. R. As potencialidades didático – pedagógicas de um
LEM em educação Matemática mediado pela TICs na formação de
professores. In: MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na
educação. Ci. Inf., Brasilia , v. 26, n. 2, Mai 1997 .
PEREIRA, Maíra Kelly da Silva. A utilização de softwares matemáticos
nos ensinos fundamental e médio. Revista da Educação Matemática da
UFOP. Vol. I. 2011.
SANTOS, Jonathan Helder de Andrade dos. A evolução na prática da
educação – O uso das mídias como ferramentas no ensino
aprendizagem da educação matemática. Guaratinguetá, 2011.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação
e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set/dez. 2005.
Published
2020-07-27
Section
Artigos