ENSINANDO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA

A VOZ DOS PROFESSORES

  • Eréndira Dolores Camarena Ortiz

Abstract

Este artigo trata sobre os recursos utilizados por cinco professoras que ministraram aulas para pessoas com deficiência física em cursos regulares de línguas estrangeiras. É parte de um projeto de pesquisa sobre as necessidades dos alunos com deficiências realizada pelo Departamento de Lingüística Aplicada (DLA) da Escola Nacional de Línguas, Lingüística e Tradução (ENALLT) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Trata-se de uma investigação qualitativa, tendo como método o estudo de caso, etnografia educacional e a análise de discurso da Escola Francesa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de línguas estrangeiras: inglês, português e alemão, que tiveram alunos com alguma deficiência física em suas turmas. Os profissionais da educação têm a responsabilidade de ensinar e promover práticas eficazes para facilitar o compartilhamento de conhecimento. Desta forma, o objetivo deste projeto é ouvir os professores e apoiá-los para que as pessoas com deficiência possam gozar de plenos direitos e integração na educação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BERTAUX, D. Los relatos de vida. Barcelona: Edicions Bellaterra, 2005.
BOLETÍN ENALLT UNAM.
http://enallt.unam.mx/boletin/anteriores/boletin_041/html/
noticias/noticia_5.html Acceso: el 25 de agosto de 2020
CLASIFICACIÓN DE AGUDEZA VISUAL. https://www.fisterra.com/guias-
clinicas /disminucion-agudeza-visual/ Acceso: el 26 de julio de 2020.
ESTRATEGIAS GENERALES DE AYUDA A PERSONAS CON DISCAPACIDAD.
https://www.cdc. gov/ncbddd/spanish/disabilityandhealth/disability-
strategies.htmlGobiernoUSA.gov Acceso: el 2 de agosto de 2020.
HARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Diccionario de análisis del
discurso. Madrid: Amorrortu Editores, 2005.
GACETA UNAM. 24 de junio de 2013: No. 4525.
http://acervo.gaceta.unam.mx/index.
php/gum10/issue/view/4504/showToc Acceso: el 30 de agosto de 2020.
GOETZ, J.; LECOMPTE, M. Ethnography and qualitative design in
educational research. Orlando: Academic Press, 1988.
INFORME DE ACTIVIDADES 2018-2019 ENALLT UNAM.
http://enallt.unam.mx/documentos/ informes/InformeAnual_2018-2019.pdf
consultado el 14 de Julio de 2020.
MAINGUENEAU, D. L'Analyse du discours. Paris, Hachette, 1991.
NUNAN, D. Research methods in language learning. New York:
Cambridge University Press, 1992.
WOODS, P. La escuela por dentro. La etnografía en la investigación
educativa. Barcelona: Paidós, 1987.
Published
2020-12-07