UTILIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM CURSOS DE ENGENHARIA
Abstract
O artigo apresenta resultados preliminares do projeto de ensino "Tecnologias Educacionais Digitais para o Ensino de Engenharias", incluindo as propostas de oficinas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle desenvolvidas no âmbito do projeto assim como as opiniões de docentes que participaram nas mesmas. Contabilizando a participação de 35 professores nas oficinas até a presente data, foi constatado que os docentes conheciam apenas as funcionalidades básicas do Moodle e que, por exemplo, não tinham conhecimento da diversidade de possibilidades de tipos de questões oferecidas pela ferramenta para a realização de questionários.
Downloads
Download data is not yet available.
References
CASTELLS, M. A sociedade em rede. v.1. 2a
.Ed. São Paulo: Paz e Terra,
1999.
DCN – Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação
em Engenharia. Ministério da Educação, ago. 2018. Disponível em:
option=com_docman&view=download&alias=93861-texto-referencia-dcnde-engenharia&category_slug=agosto-2018-pdf&Itemid=30192>.
Acessado em: 03 set. 2018.
GRAHAM, R. MIT - Massachusetts Institute of Technology. The global
state of the art in engineering education. MIT School of Engineering.
MARCH 2018. Disponível em: <
http://neet.mit.edu/wpcontent/uploads/2018/03/MIT_NEET_GlobalStateEngi
neeringEducation2018.pdf>. Acessado em: 03/12/2018.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação.
Campinas: Editora Papirus, 2012. 141p. Disponível em: <
https://www.redalyc.org/pdf/2912/291238322025.pdf> Acessado em:
28/11/2018.
MACIEL, I. M. > v. 28, n. 3. Boletin Revista da educação profissional
Educação a distância. Ambiente Virtual: Construindo Significados.
Disponível em:
Acessado em: 01/11/2018.
MOREIEA, M. I. G. et al. Revista Thema - Ciências exatas e da terra. Vol.
14, Nº 3, Pág. 264 a 283. Ambiente Virtual de Aprendizagem
Orientado à Legislação: Um Estudo de Caso na Gestão da
Educação Profissional a Distância. Instituto Federal de Educação,
Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. Disponível
em: Acessado
em: 01/11/2018.
PAPERT, Seymour. A Família em Rede: ultrapassando a barreira
digital entre gerações. Lisboa: Editora Relógio d’água, 1997.
PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
SIEMENS. George. Connectivism: A Learning Theory for the Digital
Age. International Jounal of Instructional Teaching & Distance Learning.
V2. N.1. Jan. 2005. Disponível em:
. Acesso em:
30/11/2018.
SILVA, R.F, CORREA, E.S. Novas tecnologias e educação: a evolução
do processo de ensino e aprendizagem na sociedade
contemporânea. Educação & Linguagem∙ ano 1, n. 1, p.23‐35 Jun. 2014.
Disponível em:
http://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf>.
Acessado em: 06. Set. 2018.
TAKEDA R. A. et.al. Uso do AVA Moodle como ferramenta de apoio ao
ensino presencial: percepção dos professores do curso de
Engenharia Civil da UFSCar. COBENGE, Juiz de Fora, 2014. Disponível
em:.
Acessado em: 03. Set. 2018.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. Rio de Janeiro: Martins
Fontes, 1984
.Ed. São Paulo: Paz e Terra,
1999.
DCN – Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação
em Engenharia. Ministério da Educação, ago. 2018. Disponível em:
Acessado em: 03 set. 2018.
GRAHAM, R. MIT - Massachusetts Institute of Technology. The global
state of the art in engineering education. MIT School of Engineering.
MARCH 2018. Disponível em: <
http://neet.mit.edu/wpcontent/uploads/2018/03/MIT_NEET_GlobalStateEngi
neeringEducation2018.pdf>. Acessado em: 03/12/2018.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação.
Campinas: Editora Papirus, 2012. 141p. Disponível em: <
https://www.redalyc.org/pdf/2912/291238322025.pdf> Acessado em:
28/11/2018.
MACIEL, I. M. > v. 28, n. 3. Boletin Revista da educação profissional
Educação a distância. Ambiente Virtual: Construindo Significados.
Disponível em:
Acessado em: 01/11/2018.
MOREIEA, M. I. G. et al. Revista Thema - Ciências exatas e da terra. Vol.
14, Nº 3, Pág. 264 a 283. Ambiente Virtual de Aprendizagem
Orientado à Legislação: Um Estudo de Caso na Gestão da
Educação Profissional a Distância. Instituto Federal de Educação,
Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. Disponível
em:
em: 01/11/2018.
PAPERT, Seymour. A Família em Rede: ultrapassando a barreira
digital entre gerações. Lisboa: Editora Relógio d’água, 1997.
PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
SIEMENS. George. Connectivism: A Learning Theory for the Digital
Age. International Jounal of Instructional Teaching & Distance Learning.
V2. N.1. Jan. 2005. Disponível em:
30/11/2018.
SILVA, R.F, CORREA, E.S. Novas tecnologias e educação: a evolução
do processo de ensino e aprendizagem na sociedade
contemporânea. Educação & Linguagem∙ ano 1, n. 1, p.23‐35 Jun. 2014.
Disponível em:
http://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf>.
Acessado em: 06. Set. 2018.
TAKEDA R. A. et.al. Uso do AVA Moodle como ferramenta de apoio ao
ensino presencial: percepção dos professores do curso de
Engenharia Civil da UFSCar. COBENGE, Juiz de Fora, 2014. Disponível
em:
Acessado em: 03. Set. 2018.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. Rio de Janeiro: Martins
Fontes, 1984
Published
2018-12-03
Section
Artigos