CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE
UM DEBATE NECESSÁRIO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL)
Resumo
Os problemas ambientais com o quais a humanidade está se deparando são consequência da desenfreada depredação da natureza na contemporaneidade. No entanto, no âmbito dos estudos CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente), os debates sobre os processos tecnocientíficos e seu impacto social são emergentes e necessários. O objetivo deste texto versa no movimento de inserção dos debates CTSA na etapa do Ensino Médio Integrado, como uma perspectiva formativa dos Institutos Federais do Brasil. Se deve a uma concepção de educação baseada na ação crítico reflexiva do sujeito para com seu meio, na proposição de uma formação integral que o prepara para o mundo do trabalho. São utilizados referenciais teóricos que incluem Ciavatta (2005), Frigotto (2008), Pinheiro; Silveira; Bazzo (2009), Nascimento; Rodrigues; Nunes (2016). Os resultados obtidos versam sobre uma proposta de currículo formativo que assume os debates CTSA de forma interdisciplinar aos demais saberes.
Downloads
Referências
memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, n.3, 2005.
Disponível em:
< http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf>
. Acesso em: 15 mar. 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como
problema nas ciências sociais. Rev. Centro Educação e letras da
Unioeste, vol. 10, n. 1, 2008. Disponível em: < http://e-
revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143>. Acesso em 02
nov. 2019.
GIL, Carmem Z. V.; SEFFNER, Fernando. Dois monólogos não fazem um
diálogo: Jovens e ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.
41, n. 1, p. 175-192, jan./mar., 2016. Disponível em:
HILDEBRAND, Hermes R.; GOMES, Silvia T. A aprendizagem ativa e a
leitura de imagens artísticas por meio de um jogo. 26 Encontro da
Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. Memórias e
Invenções. Campinas, SP, 25 a 29 Set.,2007. Anais. Disponível em:
NASCIMENTO, A.S.G.; RODRIGUES, M. F. ; NUNES, A. O. A pertinência do
enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação profissional e
tecnológica. RBEPT, vol. 2, n. 11, 2016. Disponível em:
em: 02 nov. 2019.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto
científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva:
perspectiva e enfoque. Rev. Iberoamericana de Educación. V. 49, n. 1,
2009. Disponível em:
em: 03 nov. 2019.