PROJETO ELSEDIFICACIONES IFSUL

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS COM INTEGRAÇÃO DE SABERES

  • Patrícia Mussi Escobar
  • Carolina da Silva
  • Kainã Faria Echevenguá

Resumen

A Metodologia da Pedagogia Identitária e de Imersão Intercultural (MEPI) (SEMINO, 2007), tem sido referência para o Ensino da Língua Espanhola em Universidades e Institutos Federais que se localizam no Sul do País (SEMINO, 2009); (SEMINO & ESCOBAR, 2010); (ESCOBAR, TERRA, 2015). O aporte antes aplicado somente ao Ensino Superior, conquista espaço na esfera do Ensino Médio Técnico mediante o projeto ELSE Integrador. A proposta utiliza a MEPI e a aula invertida com o Ensino Híbrido, e, dessa forma, integra a partir do currículo da Língua Espanhola as outras áreas do conhecimento das disciplinas do Curso Técnico em Edifcações.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

BYRAM, M., & ZARATE, G. (1997). Defning and assessing intercultural competence: Some principles and proposals for the European context.prociênci prociênci@@s s v. 1, n. 1, dezembro, 2018 v. 1, n. 1, dezembro, 2018 Language Teaching, 29, pp. 14-18.

BRIONES, A. N. (2013). Utilización del video “autogestionado” como potenciador del enfoque intercultural en la enseñanza de E/LE (experiencia didáctica en un contexto sinohablante). Disponível em: http://www.sinoele.org/images/Revista/9/Suplementos/vijornadas/ nunez_21-27.pdf. Acesso em: 02 de setembro de 2018.

BOERSMA, P. & HAMANN, S. Loanword adaptation as frst-language phonological perception. In: CALABRESE, A. & WETZELS, W. Leo (eds.), Loanword phonology, 11-58. Amsterdam: John Benjamins, 2009.

CESTEROS, Susana Pastor. Aprendizaje de Segundas Lenguas. Lingüística Aplicada a la enseñanza de idiomas. Alicante: Publicaciones de la Universidad de Alicante, 2006.

ESCOBAR, Patrícia Mussi; SEMINO, María Josefina Israel. Los instrumentos audiovisuales como herramientas indispensables para el método de pedagogía identitaria y de inmersión intercultural: una experiencia en la clase de e/le. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, p. 01-10, 2010.

ESCOBAR, P. M. ; TERRA, E. . Utilizando tecnologías en la educación para fortalecer la práctica docente en América. 1. ed. Bogotá: Editora de la Universidad Nacional Abierta y a Distancia- UNAD, 2016. v. 1. 194p.

GUARÁ, R. I. M. É imprescindível educar integralmente. Disponível em: fle:///C:/Users/patri/AppData/Local/Temp/168-256-1-SM.pdf. Acesso em 03 de setembro de 2018.

HYMES, D. (1974). “Hacia etnografías de la comunicación” en: Antología de estudios de etnolingüística y sociolingüística. México: UNAM.

HORN, M. B.; STAKER, H. (2015). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso.

KRASHEN, S. D. Y TERREL, T. D. (1983). The Natural Approach: Language Acquisition in the Classroom. Oxford: Pergamon.

MATZENAUER, C.L.B. O Modelo Biphon e a Fonologização de Traços e Segmentos na Aquisição da Linguagem. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/fcheiros/14018.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2018.

MORIN, Edgar. (1994). Introducción al pensamiento complejo. Madrid: ed. Gedisa.

SEMINO, M. J. I. (2007). O educador, a cultura e o ensino do espanhol como LE no sul do Brasil. En: Primeiros trabalhos do XI CNLF, vol. XI, N°2. Rio de Janeiro: UERJ, CIFEFIL, pp. 69-86. _____. (2013). Introducción a la Pedagogía Identitaria e Intercultural en la enseñanza de lenguas extranjeras. In: Artexto, vol. 14. Rio Grande: Ed. da FURG.

_____. (2009): Introducción a la Pedagogía Identitaria e Intercultural en la enseñanza de lenguas extranjeras. In: Suplemento da SOLETRAS (revista do Departamento de Letras / Faculdade de Formação de Professores, ano 9, N° 17, jan.-jun. Rio de Janeiro: UERJ.

SERRANI, S. (2005). Discurso e cultura na aula de língua. Currículo – leitura – escrita. Campinas: Pontes.

RAUBER, A., RATO, A., KLUGE, D. and SANTOS, G. (2012).TP, v. 3.1 [Application software]. Disponível em: http://www.worken.com.br/tp_regfree.php/. Acesso em agosto de 2016.

TERREL, T. D. (1983). The Natural Approach: Language Acquisition in the Classroom. Oxford: Pergamon.

Publicado
2018-12-03