AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE FÍSICA E A MATEMÁTICA
Resumo
O presente artigo busca problematizar questões curriculares do Ensino de Física no que diz respeito a relevância da matemática para este ensino. Com base em dados extraídos em abril de 2019, em um Instituto Federal, buscamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, identificar e compreender as concepções dos estudantes e dos professores sobre a disciplina física na relação com a matemática, com enfoque nos conteúdos da cinemática. Os resultados apontam que as questões trazidas pelos alunos e professores são convergentes, o que nos permite constatar que ambos identificam a matemática como sendo um obstáculo para o ensino e aprendizagem de cinemática. Concluímos que é fundamental que os conteúdos sejam reorganizados nas ementas curriculares, a fim de fazer com que os alunos aprendam a utilizar a linguagem matemática antes de aplicá-la à física, ou melhor, que compreendam ambos os assuntos de forma interdisciplinar.
Downloads
Referências
AMORIM, R.; FEISTEL, R. A. B. Interdisciplinaridade no ensino de Física: algumas discussões. Revista Eventos Pedagógicos, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9921. Acesso em: 7 ago. 2020.
ARAUJO I. S., VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Atividades de modelagem computacional no auxílio à interpretação de gráficos da Cinemática. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 26, n. 2, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/YNVq5wp56jykJy4SSwVv75d/?lang=pt. Acesso em: 19 mai. 2021.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). 2000.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, PCN+ - Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2002.
CAMARGO, E. P.; NARDI, R. Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de eletromagnetismo para alunos com deficiência visual. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/477. Acesso em: 18 jun. 2020.
CASTIBLANCO A, Olga L.; NARDI, Roberto. What and how to teach didactics of physics? An approach from disciplinary, sociocultural, and interactional dimensions. Journal of Science Education, Beijing , v. 19, n. 1, p. 100-117, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/189921. Acesso em: 27 abr. 2021.
DYNIEWICZ, A. M. Metodologia da Pesquisa em Saúde para Iniciantes. 3. ed. São Caetano do Sul: DIFUSÃO, 2007.
ERTHAL, J. P. C. O jornal “A Física ontem e hoje” como instrumento de divulgação e discussão científica dentro e fora do ambiente escolar. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 126-136, 7 abr. 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1142. Acesso em: 5 out. 2020.
FAVARÃO, N. R. L.; ARAÚJO, C. S. A. Importância da interdisciplinaridade no ensino superior. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v. 4, n. 2, 2008. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/educere/article/view/173. Acesso em: 12 set. 2021.
FUSINATO, P. A. RELAÇÕES INGRESSO/PERMANÊNCIA/EVASÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA. ESTUDO DO DESEMPENHO E EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FÍSICA DA USP. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 10, Londrina. Tempo de avaliação… São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 1993, p. 75-79. Disponível em: https://sbfisica.org.br/v1/arquivos_diversos/SNEF/X/X-SNEF-Atas.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.
GONZÁLEZ, C. CONFERÊNCIA: ALGUNOS PROBLEMAS DE LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA BÁSICA EN LAS UNIVERSIDADES CHILENAS. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1, Salvador. Simpósio Nacional sobre o Ensino da Física… São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 1970, p. 57-65. Disponível em: https://www.sbfisica.org.br/v1/arquivos_diversos/SNEF/I/I-SNEF-Boletim.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.
GREF. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 1: Mecânica. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2002.
GUSDORF, G. Prefácio. In: JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LUCCAS, S.; BATISTA, I. L. O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/WSW3xNDRj3nKTCBVBYdSbkN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 jan. 2021.
MENDES, G. H. G. I.; BATISTA, I. L. Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/BNXzxmt3dq6ZdX3sdzzmHRD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 jun. 2021.
MOREIRA, M. A. . Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 143-156, 1998.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/3JTLwqQNsfWPqr6hjzyLQzs/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2021.
PEDUZZI, L. O. Sobre a resolução de problemas no ensino da física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 14, n. 3, 1997. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982. Acesso em: 18 jul. 2021.
PHILIPPI, A.; SOBRA, M. D. C.; FERNANDES, V.; SAMPAIO, C. Desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade e Ciências Ambientais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 21, 2013. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/423. Acesso em: 12 set. 2020.
PIAGET, J. Psychology and Epistemology: towards the theory of knowledge. Harmondsworth: Penguin, 1972.
PIETROCOLA, M. A Matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 19, n. 1, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297. Acesso em: 29 mai. 2021.
POLIT DF, Beck CT, Hungler, BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 7. ed. Porto Alegre (RS): ARTMED, 2011.
SILVA, M. M. B.; GUARDA, P. M.; MOREIRA JUNIOR, J. C. B.; SANT’ANA N. J. Importância da matemática no ensino da física. In: Congresso Nacional de Educação, 4, 2017, Campina Grande. Anais do IV CONEDU…, Campina Grande: Realize Editora, 2017, p. 1-10. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37160. Acesso em 16 jun. 2021.
SILVA, R.; SANTOS, S. Matemática: um desafio para a Educação Básica conforme demonstrado nos resultados das avaliações externas no Brasil e no estado de Goiás. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 6, p. 481-496, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2609. Acesso em: 10 mai. 2021.