AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE FÍSICA E A MATEMÁTICA

Palavras-chave: Ensino de Física, Matemática, Interdisciplinaridade, Educação Básica

Resumo

O presente artigo busca problematizar questões curriculares do Ensino de Física no que diz respeito a relevância da matemática para este ensino. Com base em dados extraídos em abril de 2019, em um Instituto Federal, buscamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, identificar e compreender as concepções dos estudantes e dos professores sobre a disciplina física na relação com a matemática, com enfoque nos conteúdos da cinemática. Os resultados apontam que as questões trazidas pelos alunos e professores são convergentes, o que nos permite constatar que ambos identificam a matemática como sendo um obstáculo para o ensino e aprendizagem de cinemática. Concluímos que é fundamental que os conteúdos sejam reorganizados nas ementas curriculares, a fim de fazer com que os alunos aprendam a utilizar a linguagem matemática antes de aplicá-la à física, ou melhor, que compreendam ambos os assuntos de forma interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Kremmellin Barbosa dos Santos, IFRJ

Especialista em Neuroeducação, pelo IFRJ (2022); 

Graduado em Matemática (2022) e Física (2020). 

Marcus Vinicius da Silva Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação em Ciências e Saúde, pela UFRJ (2013);

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pelo CEFET (2007);

Especialista em Ensino de Física, pela UFRJ (2000);

Graduado em Física, pela UFRJ (1999).

Maria Cristina do Amaral Moreira, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde, pela UFRJ (2013); 

Mestre em Educação, pela UFF (2005);

Especialista em Ensino de Ciências, pela UFF (1993);

Graduada em Ciências Biológicas, pela UFRJ (1979).

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Publicado
2024-06-25
Seção
Artigos