ENSINANDO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA

A VOZ DOS PROFESSORES

  • Eréndira Dolores Camarena Ortiz
Palavras-chave: Ensino, alunos com deficiência física, línguas estrangeiras, etnografia

Resumo

Este artigo trata sobre os recursos utilizados por cinco professoras que ministraram aulas para pessoas com deficiência física em cursos regulares de línguas estrangeiras. É parte de um projeto de pesquisa sobre as necessidades dos alunos com deficiências realizada pelo Departamento de Lingüística Aplicada (DLA) da Escola Nacional de Línguas, Lingüística e Tradução (ENALLT) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Trata-se de uma investigação qualitativa, tendo como método o estudo de caso, etnografia educacional e a análise de discurso da Escola Francesa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de línguas estrangeiras: inglês, português e alemão, que tiveram alunos com alguma deficiência física em suas turmas. Os profissionais da educação têm a responsabilidade de ensinar e promover práticas eficazes para facilitar o compartilhamento de conhecimento. Desta forma, o objetivo deste projeto é ouvir os professores e apoiá-los para que as pessoas com deficiência possam gozar de plenos direitos e integração na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTAUX, D. Los relatos de vida. Barcelona: Edicions Bellaterra, 2005.
BOLETÍN ENALLT UNAM.
http://enallt.unam.mx/boletin/anteriores/boletin_041/html/
noticias/noticia_5.html Acceso: el 25 de agosto de 2020
CLASIFICACIÓN DE AGUDEZA VISUAL. https://www.fisterra.com/guias-
clinicas /disminucion-agudeza-visual/ Acceso: el 26 de julio de 2020.
ESTRATEGIAS GENERALES DE AYUDA A PERSONAS CON DISCAPACIDAD.
https://www.cdc. gov/ncbddd/spanish/disabilityandhealth/disability-
strategies.htmlGobiernoUSA.gov Acceso: el 2 de agosto de 2020.
HARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Diccionario de análisis del
discurso. Madrid: Amorrortu Editores, 2005.
GACETA UNAM. 24 de junio de 2013: No. 4525.
http://acervo.gaceta.unam.mx/index.
php/gum10/issue/view/4504/showToc Acceso: el 30 de agosto de 2020.
GOETZ, J.; LECOMPTE, M. Ethnography and qualitative design in
educational research. Orlando: Academic Press, 1988.
INFORME DE ACTIVIDADES 2018-2019 ENALLT UNAM.
http://enallt.unam.mx/documentos/ informes/InformeAnual_2018-2019.pdf
consultado el 14 de Julio de 2020.
MAINGUENEAU, D. L'Analyse du discours. Paris, Hachette, 1991.
NUNAN, D. Research methods in language learning. New York:
Cambridge University Press, 1992.
WOODS, P. La escuela por dentro. La etnografía en la investigación
educativa. Barcelona: Paidós, 1987.
Publicado
2020-12-07
Seção
Artigos