CHAMADA PARA A VIGÉSIMA QUINTA EDIÇÃO DA REVISTA PIXO

2022-11-22

A PIXO – Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, torna pública a chamada para a sua 25ª edição com a temática “A CIDADE QUE LOGO SOU: intimidades corporais e a escrita urbana experimental”.  

A proposta desta edição é a composição de um dossiê temático no qual as formas são tão importantes quanto os conteúdos e as forças são tão importantes quanto as formas. Nos interessamos pela linguagem que transborda, sendo capaz de arrastar tanto os vestígios da cidade habitada quanto os rumores do corpo que a habita, que a pesquisa, que a escreve. Escrever, acreditamos, é uma maneira de morar.  

Queremos explorar escritas táticas e corporificadas sobre arquitetura e cidade – uma topoanálise da alteridade e da intimidade mnemônica, intensificadas pelas experiências espaciais em primeira pessoa (elevada à enésima potência). Não se trata de fixar um pronome, mas fazer dele um grande deslocador entre um suposto eu e um desconhecido outro, o escritor e o leitor, o humano e o não humano, o animado e o inanimado. Buscamos precisamente aquelas escritas que provém de experiências espaciais e que não podem ser integradas em um discurso maior – são muito estranhas, muito efêmeras, muito íntimas para serem recuperadas por qualquer estratégia normativa: essas escritas que permanecem em movimento, selvagens, delinquentes, incompletas.  

O convite é direcionado a pesquisadores interessados nos modos de escrita que fogem às normas homogeneizadoras do escrever. Queremos as escritas sujas, parciais, fragmentárias. Queremos as conversas, os diálogos, as informalidades, os segredos, os humores, as mentiras, as invenções, o exagero, o trágico, o cômico, o dissenso e o non sense. Queremos provocar náuseas à ortodoxia e dar lugar aos desviantes.    

A intimidade corporal a que nos referimos trata da criação de um espaço íntimo em relação com a exterioridade. Entrelaçados em narrativas podemos tecer a multiplicidade da cidade que logo somos, corpos abertos aos vívidos vislumbres e cintilações fantasmagóricas que se dispersam pela cidade, inspirando uma abertura poética em seu tecido.  

Convidamos pesquisadores, professores, estudantes, transeuntes, escritores, vagabundos, errantes e os muitos outros, a expressarem em conjunto, o tecido e a tessitura, o si e o outro, a cidade e seu avesso, como apostas estéticas, políticas e singulares, na produção de escritas urbanas experimentais. Portanto, nesta chamada daremos abrigo aos que desafiam o regramento da escrita acadêmica, abrindo um espaço de liberdade expressiva, de criação, através de outros formatos além do tradicional. Estamos abertos à surpresas, além de artigos e ensaios críticos – sejam eles textuais, imagéticos, cinestésicos ou sonoros, cartas&partituras, sonhos&ficções, prosa&poesia, entrevistas, resenhas, fragmentos, diários, memórias menores que, sobretudo, carreguem esta edição com afetos de intimidade urbana&literária.  

A submissão de trabalhos, necessariamente inéditos, deverá ser feita pelo sistema https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/index, cadastrando-se como “autor”, entre os dias 21 de novembro de 2022 e 6 de março de 2023. A edição temática “A CIDADE QUE LOGO SOU: intimidades corporais e a escrita urbana experimental” é dirigida por Dra. Ana Paula Vieceli e Dr. Leonardo Izoton Braga.