NÍVEIS DE COMPUTABILIDADE EM PROCESSO DE PROJETO

CASOS E ESPECIFICIDADES

  • Tássia Borges de Vasconselos
  • David Moreno Sperling

Abstract

Diante de um cenário de utilização massiva do computador em processos de projeto, pretende-se apresentar e sistematizar três lógicas gerais do uso dos ambientes digitais no contexto de projeto na arquitetura contemporânea, a partir de definições propostas por Rivka Oxman (2006) e Toni Kotnik (2010). Articuladas a essas definições, estas lógicas são exemplificadas por meio de metodologia baseada em Estudo de Caso, com a explicitação de processos de concepção de obras contemporâneas emblemáticas como o Guggenheim Museum Bilbao, o International Terminal at Waterloo Station e o Water Cube; respectivamente categorizados sob os níveis de computabilidade representacional, paramétrico e algorítmico. Assim, procura-se evidenciar a potencialidade do uso do computador como uma mídia ativa no processo projetual, os quais trazem possibilidades e desafios distintos para o projeto e a produção da arquitetura.

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Published
2022-10-09