DESOBEDIÊNCIA ESTÉTICO-NARRATIVA NO AUDIOVISUAL

A VELHICE COMO ESTUDO DE CASO DA SÉRIE ROUND 6

Palavras-chave: Ficção seriada, Velhice, Representação social, Crime

Resumo

A reflexão parte da construção imagética da aparente vulnerabilidade do personagem Jogador 001 da série sul-coreana Round 6 (Netflix, 2021), característica que o coloca num estágio “invisível” e que culmina em um plot twist (reviravolta) no final da série. A base teórica da discussão está na obra A solidão dos moribundos: seguido de Envelhecer e Morrer, de Norbert Elias (2001), mas também é utilizado um aporte teórico que auxilie a compreender o papel socialmente construído para os idosos (BERGER, LUCKMANN, 2004), por não se imaginar as possibilidades de atuação social do indivíduo envelhecido e nem sua capacidade de enxergar “o crime como uma bela arte” (DE QUINCEY, 1985). Ao trazer o tema da velhice, discute-se comportamentos sociais modernos, destacando a dificuldade geral com essa identificação etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Helich Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Participa do grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais (PUC-Rio), coordenado pela prof. Dra. Tatiana Siciliano.

Valmir Moratelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Participa do grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais (PUC-Rio), coordenado pela prof. Dra. Tatiana Siciliano.

Publicado
2023-02-11