OS MOVIMENTOS LGBT E FEMINISTA NO BRASIL

DA MORDAÇA AUTORITÁRIA À PUBLICIDADE NA ESFERA TRANSNACIONAL

  • Luis Gustavo Teixeira da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Camila Goulart Campos Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Movimentos sociais, Feminismo, LGBT

Resumo

A ebulição dos movimentos sociais com características distintas são um fenômeno recente na sociedade brasileira. Neste sentido, o presente trabalho tem objetivo analisar os principais resultados dos processos de transformação e articulação de movimentos feministas e LGBT da década de noventa (90) até os anos 2000. Para isso o texto fora estruturado em três momentos: primeiramente busca-se dialogar sobre a importância do processo de reabertura democrática para a deliberação e publicização de temas até então presos no mundo privado e levados a discussão pública. Em um segundo momento demonstra-se a heterogeneidade do Estado, a partir da ampliação dos canais comunicativos estabelecidos com a sociedade civil desde os anos noventa (90). Por fim, discutem-se as “novas” formas de associativismo, informação e mobilização através do ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Gustavo Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2012. Mestrando em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política PPGCPOL - UFPEL, e bolsista do CNPQ.

Camila Goulart Campos, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Especialista em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas. É Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.

Publicado
2023-02-04