FRICÇÕES NO COTIDIANO

A DESCONTINUIDADE COMO PROPOSIÇÃO PARA UM ENSINO DA ARTE

  • Marcelo Wasem

Résumé

Esse trabalho traz inquietações acerca da arte e do ensino da arte destinado à formação de artista, evidenciando outros modos de operar o ensinar, ou seja, o ensinar a desfazer-se artista. Aponta o processo e as noções de arte e artista a partir de Lygia Clark, Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Allan Kaprow, entre outros, a fim de tecer uma rede de pensamentos e obras que tensionam o fazer próprio da arte e a própria noção do que se entende por ser artista. Refere-se às concepções de ensino do autor belga Thierry de Duve e ao conceito de descontinuidade desenvolvido por José Luiz Kinceler. E a partir de ações de descontinuidade, propõe aos estudantes de arte que operam metodologia e processos colaborativos e relacionais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publiée
2023-01-16
Rubrique
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio