REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A INVESTIGAÇÃO EM ARTES

DO POSITIVISMO À COMPLEXIDADE

  • Mirian Estela Nogueira Tavares
Palavras-chave: Ensino das artes, Positivismo, Complexidade, Diálogos interculturais

Resumo

O presente artigo revela a necessidade de se estabelecer critérios ou uma metodologia que permita um verdadeiro diálogo entre artes e ciência. Para isso, traça um panorama dos critérios científicos/positivistas e neopositivistas considerados atualmente inadequados para se compreender as artes em diferentes contextos e períodos, inclusive critérios universais que hoje em dia não são sequer adequados para se compreender a própria ciência, uma vez que essa busca novos caminhos, curiosamente, que aproximam-na das humanidades, ou seja, em direção ao dialogo, a diferença e a complexidade. Os séculos de avanços e recuos, de descobertas e deslumbramentos, não impedem que se reconheça a importância do diálogo, possível e necessário, entre ciência e arte; entre o discurso e a vida; entre a ordem e o caos.

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Publicado
2023-01-23