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Chamada de artigos para o número temático Literatura amefricanas [PRORROGADA]

 2023-08-29

Está aberta a chamada de artigos para o número temático Literaturas amefricanas.

Organizadoras:
Profa. Dra. Daiana Nascimento dos Santos (Universidad de Playa Ancha – Chile)
Profa. Dra. Liliam Ramos da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Prof. Dr. Alcione Correa Alves (Universidade Federal do Piauí)

Prazo para a submissão: 10/09/2023.
Previsão de publicação: dezembro de 2023.

 

Publicado2023-06-19

“[…] Nacimos del camino
sin entender
el llamado sin voz.
¿De dónde salen los huecos
de estes hechos?
De los ecos
perplejos
a veces sinceros
donde florecen el sueño.
Vivimos en el vuelo de los coros
y nos dejamos llevar por el sonido[…]” (RODRÍGUEZ, 2021, p. 13)

“[…] A face mais petrificante do abismo é, muito à frente da proa do navio negreiro, esse rumor pálido que não sabemos se é nuvem de tempestade, chuva ou garoa, ou fumaça de uma fogueira tranquilizadora. Dos dois lados da barca as margens do rio desapareceram. Que tipo de rio é esse que não tem meio? Seria ele apenas uma dianteira? Não estaria essa barca vagando eternamente pelos limites de um não mundo, não frequentado por nenhum ancestral?” (GLISSANT, 2021, p. 31)
Em consonância tanto à trajetória quanto às comemorações de seus 25 anos, a revista Linguagem & Ensino, em sintonia à constatação de correntes de pensamento se apresentando como paradigmas alternativos (HILL COLLINS, 2019, p. 403) no atual cenário da comunidade científica da grande área de Linguística, Letras e Artes, no Brasil – vide, por exemplo, seus números recentes v. 25 n. 1 (2022), v. 23 n. 4 (2020), v. 23 n. 1 (2020); assim como os eixos ao XVIII Congresso Internacional da ABRALIC, a se realizar em breve, igualmente apontando referida constatação – apresenta, a sua nova edição, uma chamada a dossiê sobre literaturas afroamericanas. Espera-se, no dossiê em curso, receber submissões a interpretar o tema de maneira a avançar em nossos conhecimentos sobre obras literárias, ensaio e produção científica afroamericanas, assim como promover intercâmbios entre pesquisas acerca das referidas literaturas; submissões a promover avanços em nossas investigações sobre literaturas afrobrasileiras, seja mediante estudos de caso ou abordagens comparativas, “[…] não só a respeito da instauração do regime escravista no Brasil e da memória em relação ao período em que o mesmo vigorou no país, como também a respeito das implicações da presença negra outrora escravizada na conformação do que são a sociedade e a cultura brasileiras contemporâneas” (NASCIMENTO DOS SANTOS; PEREIRA, 2020, p. 342). Ante o exposto, a presente chamada, ora organizada e submetida pela revista Linguagem & Ensino, acolhe a submissão de artigos, ensaios e resenhas atinentes a investigações sobre literaturas afroamericanas (nas quais se pensa, em relação de continência: as literaturas afrobrasileiras; as literaturas afroestadunidenses; as literaturas afrocaribenhas), assim como investigações sobre pensamento amefricano em sua relação com as literaturas tema do dossiê, naquilo que, em um horizonte de contribuição a uma teoria literária possível, fomentem “[…] a elaboração  de  novas  categorias  de  análise  e, por  consequência,  novas  epistemologias  para pensar as literaturas de autoria negra” (RAMOS, 2022, p. 123).

Organizadoras:
Profa. Dra. Daiana Nascimento dos Santos (Universidad de Playa Ancha – Chile)
Profa. Dra. Liliam Ramos da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Prof. Dr. Alcione Correa Alves (Universidade Federal do Piauí)

Prazo para a submissão: 1/08/2023.
Previsão de publicação: dezembro de 2023.

Bibliografia citada no texto da presente chamada:
RODRÍGUEZ, Elí. La valija de los huesos. Montevideo: Bibliobarrio Editorial Artesanal, 2021 (Colección Poesía política latinoamericana, vol. VI)
HILL COLLINS, Patricia. Epistemologias negras feministas. Pensamento feminista negro. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 401-432.
GLISSANT, Édouard. A barca aberta. Poética da relação. Tradução Marcela Vieira e Eduardo Jorge de Oliveira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
NASCIMENTO DOS SANTOS, Daiana; PEREIRA, Édimo de Almeida. Memória da escravidão na sociedade e na cultura brasileiras: a poesia afro-brasileira de Solano Trindade e Adão Ventura. Verbo de Minas, v. 21, p. 342-362, 2020. Disponível em: <https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/verboDeMinas/article/view/2560/1691 >. Acesso em: 19 mai. 2023.
RAMOS, Liliam. Literaturas da Améfrica Ladina: um percurso pelas literaturas de autoria negra latino-americana. Herança, v. 5, p. 119-140, 2022. Disponível em: <https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/565/550 >. Acesso em: 19 mai. 2023.

 

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“[…] Nacimos del camino
sin entender
el llamado sin voz.
¿De dónde salen los huecos
de estes hechos?
De los ecos
perplejos
a veces sinceros
donde florecen el sueño.
Vivimos en el vuelo de los coros
y nos dejamos llevar por el sonido[…]” (RODRÍGUEZ, 2021, p. 13)

“[…] A face mais petrificante do abismo é, muito à frente da proa do navio negreiro, esse rumor pálido que não sabemos se é nuvem de tempestade, chuva ou garoa, ou fumaça de uma fogueira tranquilizadora. Dos dois lados da barca as margens do rio desapareceram. Que tipo de rio é esse que não tem meio? Seria ele apenas uma dianteira? Não estaria essa barca vagando eternamente pelos limites de um não mundo, não frequentado por nenhum ancestral?” (GLISSANT, 2021, p. 31)

In line with both the trajectory and the celebrations of its 25th anniversary, the magazine Linguagem & Ensino, in tune with the observation of models of thought presenting themselves as alternative paradigms (HILL COLLINS, 2019, p. 403) in the current scenario of the scientific community of the great area of Linguistics, Letters and Arts, in Brazil – see, for example, its recent issues v. 25 no. 1 (2022), v. 23 no. 4 (2020), vol. 23 no. 1 (2020); as well as the axis of the XVIII International Congress of ABRALIC, to be held soon, also pointing out that finding – it presents, in its new edition, a call for a dossier on Afro-American literature. It is expected, in the current dossier, to receive submissions to spell out the theme in order to advance our knowledge about African-American literary works, essays and scientific production, as well as to promote exchanges between researches about the referred literatures; submissions to promote advances in our investigations on Afro-Brazilian literature, whether through case studies or comparative approaches, “[…] não só a respeito da instauração do regime escravista no Brasil e da memória em relação ao período em que o mesmo vigorou no país, como também a respeito das implicações da presença negra outrora escravizada na conformação do que são a sociedade e a cultura brasileiras contemporâneas” (NASCIMENTO DOS SANTOS; PEREIRA, 2020, p. 342). In view of the above, the present call, now organized and submitted by the magazine Linguagem & Ensino, welcomes the submission of articles, essays and reviews related to investigations into Afro-American literature (in which, in relation to continence: Afro-Brazilian literature; Afro-Brazilian literature; Afro-Americans; Afro-Caribbean literatures), as well as investigations on Amefrican thought in its relationship with the literatures that are the subject of the dossier, in what, in a context of contributing to a possible literary theory, promote “[…] a elaboração  de  novas  categorias  de  análise  e, por  consequência,  novas  epistemologias  para pensar as literaturas de autoria negra” (RAMOS, 2022, p. 123).

 

Organizers:
Prof. Dr. Daiana Nascimento dos Santos (Universidad de Playa Ancha – Chile)
Prof. Dr. Liliam Ramos da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Prof. Dr. Alcione Correa Alves (Universidade Federal do Piauí)

 

BIBLIOGRAPHY
RODRÍGUEZ, Elí. La valija de los huesos. Montevideo: Bibliobarrio Editorial Artesanal, 2021 (Colección Poesía política latinoamericana, vol. VI)
HILL COLLINS, Patricia. Epistemologias negras feministas. Pensamento feminista negro. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 401-432.
GLISSANT, Édouard. A barca aberta. Poética da relação. Tradução Marcela Vieira e Eduardo Jorge de Oliveira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
NASCIMENTO DOS SANTOS, Daiana; PEREIRA, Édimo de Almeida. Memória da escravidão na sociedade e na cultura brasileiras: a poesia afro-brasileira de Solano Trindade e Adão Ventura. Verbo de Minas, v. 21, p. 342-362, 2020. Disponível em: <https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/verboDeMinas/article/view/2560/1691 >. Acesso em: 19 mai. 2023.
RAMOS, Liliam. Literaturas da Améfrica Ladina: um percurso pelas literaturas de autoria negra latinoamericana. Herança, v. 5, p. 119-140, 2022. Disponível em <https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/565/550 >. Acesso em: 19 mai. 2023.