O CRONOTOPO DO BOSQUE EM INTO THE WOODS, DE JAMES LAPINE E STEPHEN SONDHEIM

Résumé

Este estudo tem por objetivo analisar o tempo-espaço do bosque na narrativa do musical Into the Woods, de James Lapine e Stephen Sondheim (2014), com base no conceito de cronotopo, conforme desenvolvido pelo teórico russo Mikhail Bakhtin (2018 [1975]). Em seu enredo próximo ao conto de fadas do tipo artístico, a peça estabelece relações dialógicas  também com contos de fadas populares e atualiza os sentidos da jornada de cada personagem por meio de motivos e elementos essencialmente cronotópicos. Por fim, o cronotopo do bosque atua como o fio-condutor do musical, servindo de base para os acontecimentos do enredo e reunindo as jornadas de diferentes personagens em um quadro espaçotemporal comum.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

João Augusto Reich da Silva, Universidade de Passo Fundo
Mestrando em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.
Patrícia da Silva Valério, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade doVale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo,RS, Brasil. Professora do Curso e do Programa dePós-Graduação em Letras da Universidade de PassoFundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.
Publiée
2022-12-30