https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/issue/feedExpressa Extensão2024-04-18T15:39:07-03:00Marco Aurelio da Cruz Souzano-reply@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>Prezado(a)s colaboradores, favor realizar os acessos a revista no seguinte link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao</p> <p>Em breve, quando estiver todos conteúdos migrados para o link periodicos, este link em tela será desativado.</p> <p>A Expressa Extensão é um veículo para os debates que cercam o tema da Cultura interdisciplinar entendida como processo capaz de integrar a universidade com a sociedade. Objetiva discutir a ação extensionista como forma singular no processo de formação do estudante, pela qual o conhecimento apresenta-se como uma ferramenta para a construção do sujeito consciente, nesta revista entendido como o sujeito do conhecimento. Intenta discutir a lógica transformacional que a transferência de tecnologia social por meio da extroversão do conhecimento é capaz de operar. Por fim, busca registrar e divulgar resultados da relação dialógica crítica da experiência vivencial universitária com as comunidades. </p>https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6535EDITORIAL2024-03-28T01:48:40-03:00Eraldo Pinheirono-replay@ufpel.edu.br<p>Editorial do v. 28, n. 2, 2023.</p>2023-05-22T13:23:06-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6536O projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva e suas ações remotas na pandemia2024-04-18T15:39:07-03:00Michele Pereira de Souza da Fonsecamichelefonseca@eefd.ufrj.brCintia Carolina Coelhocintiacarolina9226@gmail.comGiovanna Trotte Caloierogiovannacaloiero@hotmail.com<p>Este resumo pretende apresentar as experiências do Projeto de Extensão Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) durante o ensino remoto, decorrente da pandemia da Covid-19. O projeto é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acontece em parceria com uma escola municipal do Rio de Janeiro, localizada na Ilha do Governador, fundamentando-se em uma perspectiva de inclusão ampla, que busca promover ações nas aulas de Educação Física por meio de estratégias pedagógicas inclusivas como diversificação de conteúdos e ensino colaborativo. Neste relato, apresenta-se a tematização de jogos populares e capoeira através de recursos onlines com o intuito de alcançar o máximo de estudantes, considerando as dificuldades e limitações que emergiram ou se intensificaram durante o período de distanciamento social.</p>2023-05-22T13:35:29-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6537ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO E PRODUTIVO DOS ASSENTAMENTOS ELI VIVE I E II EM LONDRINA-PR2024-03-28T01:48:40-03:00Carlos Eduardo Caldarellicaldarelli@uel.brEliezer Ferreira Camargoeliezerfcamargo@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar o perfil socioeconômico e produtivo dos assentamentos Eli Vive I e Eli Vive II, em Londrina-PR. O estudo investiga os níveis produtivos, tecnológicos, estruturais, a organização social, as redes de serviços e os meios de comercialização nesses assentamentos. Por meio da análise de um estudo de caso, os dados primários foram obtidos pela aplicação de quarenta e sete questionários do tipo semiestruturado para o grupo de agricultores. Os resultados destacam que os assentamentos estudados possuem relevantes elementos positivos, em que se destacam a organização produtiva, a presença de cooperativas como elemento estruturante e forte presença de movimentos sociais, além de diversificação<br>produtiva e acesso às máquinas e implementos. Contudo, há desafios a serem enfrentados dos quais se destacam a infraestrutura dos assentamentos e dos estabelecimentos familiares e a baixa diversificação de canais de comercialização. O trabalho sugere que o incentivo ao cooperativismo, à diversificação comercial e à melhora nas condições infraestruturais podem contribuir para a superação das dificuldades produtivas.</p>2023-05-22T13:59:53-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6538PROJETO CARINHO: CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA2024-03-28T01:48:40-03:00Thábata Viviane Brandão Gomesthabatagomes@yahoo.com.brNaiélen Rodrigues Silveiranaielenrodrigues@hotmail.comMylena Rocha de Fariasmylena.rfarias@gmail.comVictória Fernandes Nascentevitoria08nascente06@gmail.comRodolfo Novellino Bendarodolfobenda@yahoo.com.br<p>Os projetos de extensão têm sido considerados como uma das formas de produção acadêmica na Universidade, ampliando as possibilidades de inserção na sociedade e promover o encontro do estudante com a realidade durante sua formação profissional. Na Universidade Federal de Pelotas, o Projeto Carinho atua junto a pessoas com deficiência com a promoção de atividades motoras e culturais. Investigou-se neste estudo o impacto da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas com deficiência para a formação profissional em Educação Física. Nove estudantes e profissionais que participaram como monitores deste projeto de extensão compuseram a amostra do estudo. Os participantes redigiram um depoimento sobre a sua participação no Projeto Carinho e como ela impactou na sua formação profissional. Os resultados foram analisados destacando temas comuns emergentes nos depoimentos. Discutiu-se o papel de projetos de extensão como ferramentas efetivas para o aprofundamento teórico e o enfrentamento da realidade, como também destacou-se o papel formativo de projetos de extensão junto a pessoas com deficiência. Concluiu-se que a participação neste projeto de extensão conduziu a formação de profissionais com competência para atuar com pessoas com deficiência e a formação de cidadãos que valorizam a participação das pessoas com deficiência integrada à sociedade.</p>2023-05-22T14:57:06-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6539PROTAGONISMO ESTATAL NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-192024-03-28T01:48:39-03:00Ana Furlong Antochevisana.furlongantochevis@gmail.comLauro Miranda Demenechlauro_demenech@hotmail.com<p>Este artigo apresenta uma reflexão a respeito do protagonismo estatal, especialmente das universidades federais, na oferta de psicoterapia online durante o período da pandemia de COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Durante este período, tanto pelos efeitos da própria doença quanto pelas vicissitudes das medidas de contingenciamento para evitar sua disseminação, os níveis de sofrimento psicológico da população aumentaram. Ainda que necessárias, as medidas de distanciamento social, especialmente ao indicarem a interrupção dos atendimentos presenciais ambulatoriais em saúde mental, aumentaram as barreiras para o acesso a tais serviços. A partir de uma “revisão narrativa”, apresentaremos exemplos que destacam o protagonismo estatal no atendimento a essa realidade. Descreveremos particularmente o Projeto CUIDAR, desenvolvido por um grupo de professores, psicólogos técnicos-administrativos em educação e psicólogos voluntários, todos vinculados ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com o objetivo de oferecer um serviço de atendimento psicológico remoto emergencial gratuito no contexto da pandemia de COVID-19. A partir desses dados, refletiremos sobre este projeto no contexto das demais experiências de mesmo tipo desenvolvidas no período, concluindo pela evidenciação do protagonismo das ações estatais, especialmente em nível municipal e federal, no atendimento psicológico online no período da pandemia.</p>2023-05-22T15:02:23-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6540AÇÕES TRANSDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA2024-03-28T01:48:39-03:00Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santosalinejoana@gmail.comGuilherme Brahm dos Santosguilhermebrahm@hotmail.comJúlia Collares dos Santosjuliacollaresdossantos@hotmail.com<p>Estratégias que contribuem para o entendimento da Química podem servir de apoio ao ensino escolar e para a divulgação da Química, como área multi e interdisciplinar, com base na transversalidade de conhecimentos contextualizados. O objetivo do trabalho foi evidenciar a importância de metodologias adequadas para a produção de materiais didáticos e para sua divulgação nas redes sociais, fazendo uso do perfil no Instagram, @projetotransfere. As ações foram planejadas e executadas no âmbito dos projetos que compõem o Programa Química em Ação, registrado na Universidade Federal de Pelotas. No total foram consideradas sessenta e quatro publicações no período de 16/11/2021 a 06/02/2023, sendo de três tipos: Química no Cotidiano, Curiosidade de Química e QuíDica. Três publicações foram analisadas sobre o tema Reações Químicas. Os posts de interesse nessa análise continham a imagem do rosto de algum integrante do grupo na capa. Foram identificadas afinidades e discrepâncias, com base em três pontos orientadores: tipo, conteúdo e intuito da publicação. As ações embasadas em metodologias adequadas oportunizaram a capacitação dos graduandos constituintes da equipe de trabalho e da comunidade em geral, principalmente aos jovens, por meio da oferta de conteúdos nas redes sociais com temas de Química e saberes científicos relacionados ao cotidiano, como estratégia de apoio à cultura e educação em Química. Por fim, foi destacado que a utilização de ferramentas digitais, como as redes sociais podem ser direcionadas a ações que promovam ensino e aprendizado, por meio de trabalhos sociais, como aqueles promovidos por equipes de projetos universitários.</p>2023-05-22T15:07:58-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6541PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA BIENAL DO JOGO E EDUCAÇÃO2024-03-28T01:48:39-03:00Daniele Noal Gaidaninoal@gmail.comRute Adriane Schaabrute.adriane@gmail.comWillian Domenique Campos dos Santoswillian.domenique@ufrgs.br<p>Este texto apresenta algumas potencialidades do brincar comunitário, popular e inclusivo da III Edição da Bienal do Jogo e Educação, Projeto de Extensão Universitária, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Bienal do Jogo e Educação fundamenta-se na Ludopedagogia, na Educação Popular e nas Pedagogias da Diferença. Na primeira edição (2018) a temática mobilizada foi a Multiplicidade dos Corpos (#multiplosecorpos) e na segunda edição (2020) a Escuta e o Amor (#escutamor). No ano de 2022 o tema gerador da Bienal utilizou-se da composição das palavras Mambembe e Itinerante (#mambembe+itinerante), justamente para marcar a importância do encontro presencial e inclusivo após a pandemia da Covid-19, um período de distanciamento social e cuidados sanitários. Ao longo do ano de 2022 a equipe executora e a coordenação do projeto promoveram encontros com os territórios das cidades<br>que possibilitam às pessoas jogarem de forma livre, experimental e lúdica: ruas, parques, praças, pátios, ginásios, escolas, pracinhas, teatros, espaços rurais, espaços naturais, jardins, etc. Realizou encontros preparatórios e lançamentos em diferentes espaços educativos da região de Porto Alegre, no Brasil, e, virtualmente, em diferentes mídias, escolas e universidades da região de Montevidéu, no Uruguai. No mês de setembro de 2022 aconteceu a culminância do projeto, três dias inteiros e diversos, de encontros com as singularidades do jogar, do brincar, com as pessoas, através das oficinas, dos ateliers, das conversações e outras atividades organizadas por diferentes projetos sociais, unidades acadêmicas, coletivos autônomos, comunidades, entre outres parceires. A Bienal do Jogo e Educação trabalha com a imprevisibilidade do jogo, visto que propõe o brincar com materiais estruturados e não estruturados, com rodas, com danças, com a multiplicidade dos corpos, com perspectivas inclusivas. Torna-se relevante destacar que as participações foram marcadas por docentes, estudantes de diferentes níveis de formação e pessoas de diversas áreas de atuação. Docentes universitários parceiros da Bienal relataram a importância deste Festival do Brincar, que envolve territórios, culturas, artes, filosofias, outros modos de existir na contemporaneidade, sendo um encontro que não esquece do rigor do brincar (vivíssimo, experienciado e fundamentado).</p>2023-05-23T13:52:28-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6547O PROCESSO DE ARTE-EDUCAÇÃO PARA POPULARIZAÇÃO DA GEMOLOGIA PELO PROJETO DE EXTENSÃO GARIMPANDO A ARTE2024-03-28T01:48:39-03:00Janaina Bastos Depiantijanaina.depianti@ufes.brMarcus Vinícius Dutra de Magalhãesmarcusdutra123@gmail.comKelly Christiny da Costakbringuente@gmail.com<p>O projeto de extensão "Garimpando a Arte" iniciou os trabalhos em agosto de 2016 por professores em conjunto com os estudantes do curso de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo, com objetivo de promover um trabalho reflexivo de arte-educação no desenvolvimento das potencialidades humanas, usando conhecimento da Gemologia, e a cadeia produtiva de gemas, joias e afins, de modo sustentável. Através da realização de oficinas, buscou-se desenvolver junto aos participantes mensagem através de trabalhos visuais; despertar no público sua capacidade criativa e imagética; trabalhar coletivamente maneiras de se olhar para a realidade da Gemologia e suas potencialidades; promover a capacitação da comunidade de conhecimentos sobre o seu potencial criativo no desenvolvimento de suas habilidades humanas; e de saber fazer joias. A pesquisa realizada utilizou a observação para a coleta de dados. Buscou-se entender qual foi a percepção dos participantes em relação a Gemologia. No período de 2016 a 2019, foram realizadas dez oficinas, destinadas a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, com idade entre 15 e 18 anos, a crianças atendidas por uma fundação religiosa, além da comunidade extramuros. As instituições envolvidas estão situadas em uma região metropolitana da Grande Vitória do Estado do Espírito Santo. As ações totalizaram 342 participantes. A partir das atividades desenvolvidas, conclui-se que o projeto de extensão “Garimpando a Arte” é uma ferramenta importante para divulgar, refletir e discutir o ensino, pesquisa e extensão acerca da Gemologia.</p>2023-05-23T14:01:30-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6550PRODUÇÃO DE PODCAST EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID -192024-03-28T01:48:39-03:00Thaís Rodrigues Oliveirathais.oliveira@ueg.brAna Paula Silva Ladeira Costaana.costa@ueg.brMarcelo Henrique da Costamarcelo.costa@ueg.br<p>Este artigo objetiva discutir e apresentar os podcasts realizados pela Rádio UEG Educativa, através de análise descritiva e apontamentos reflexivos sobre a audiência abrangida no período de pandemia, momento em que percebemos a profusão de conteúdos digitais nas plataformas de conteúdo sonoro.Concluímos que a experiência de produção e consumo de podcasts na universidade constitui experiência de ensino-aprendizagem e representa importante instrumento de divulgação científica, envolvendo a participação de estudantes, professores e comunidade externa. </p>2023-05-24T10:30:46-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6551AÇÃO EXTENSIONISTA: UMA OPORTUNIDADE DA UNIVERSIDADE COMILITAR AO LADO DE PESSOAS EM VULNERABILIDADE DE GÊNERO2024-03-28T01:48:39-03:00Larissa Medianeira Bolzanlarissambolzan@gmail.com<p>O objetivo deste artigo foi compreender o papel de uma universidade pública extensionista na cocriação de Inovação Social (IS). Considerando que as ações extensionistas sejam orientadas pelo ato Dusseliano de colocar-se “efetiva e praticamente ‘junto’ ao Outro no que tange aos vazios institucionais acerca de problemas socioambientais. Para tanto, o Living Lab (LL) “Mais Juntas” serviu como objeto de análise. O método para desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação. De modo geral, esta pesquisa evidenciou que em ações de extensão a universidade é capaz de orquestrar o processo de cocriação de inovações sociais colocando-se “efetiva e praticamente ‘junto’ ao Outro” (DUSSEL, 2001), uma vez que no Living Lab Mais Juntas, todas ações foram orquestradas pelo projeto unificado com ênfase em extensão “Mais Juntas” da UFPel.<br>É válido destacar ainda que a utilização do método de cocriação Design Sprint, validado neste artigo para utilização na cocriação de inovações sociais, possibilitou a mobilidade de conhecimento e a manutenção da estabilidade da rede, assim como uma comunicação horizontal e a construção do capital relacional entre os atores.</p>2023-05-24T10:39:23-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6553AÇÕES COM FOCO EM MEDICINA VETERINÁRIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CIDADE DE PELOTAS2024-03-28T01:48:39-03:00Natacha Deboni Ceresernatachacereser@yahoo.com.brElisa Konzgen Martinezelisakmartinez@hotmail.comJéssica Dal Vescojessica.dalvesco@gmail.comHelenice Gonzalez de Limahelenicegonzalez@hotmail.comFernanda de Rezende Pintof_rezendevet@yahoo.com.br<p>O presente trabalho relata ações de educação em saúde desenvolvidas pelos médicos veterinários residentes do Programa Multiprofissional em Área da Saúde da Universidade Federal de Pelotas, junto ao Serviço de Atenção Primária no município de Pelotas. Como parte das ações de pesquisa e extensão do projeto “Ações com Foco em Medicina Veterinária no Sistema Único de Saúde”, foram realizadas visitas domiciliares e ações de educação em saúde tendo como público-alvo os agentes comunitários de saúde e os usuários das Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros Areal (CSU-Areal) e Barro Duro. Nessas ações foi possível vivenciar a realidade daquela população, bem como identificar necessidades de saúde que envolvem a prática da Medicina Veterinária, tais como cuidados e higiene com alimentos de origem animal e água; prevenção de doenças de veiculação hídrica e alimentar; manejo de fauna sinantrópica; prevenção de doenças zoonóticas e vetoriais; saneamento básico, entre outros. Devido a capacidade teórica e prática para atuar em Saúde Pública, com enfoque em Saúde Única, ficou evidenciado a relevância da inserção do<br>médico veterinário na atenção primária no Sistema Único de Saúde, enriquecendo as atividades de promoção e educação em saúde junto a outros profissionais da saúde.</p>2023-05-24T10:46:39-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6554O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DO NUTRICIONISTA NA FORMULAÇÃO DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS2024-03-28T01:48:39-03:00Cecilia Maria Resende Gonçalves de Carvalhoceciliacvalho@ufpi.edu.brLuís Fernando Silva Marquesluismarquesk5@gmail.comMarize Melo dos Santosmarizesantos@ufpi.edu.brIvonete Moura Campeloivonete_m_c@hotmail.comAmanda Caroline Bandeira Françaamandacaroline18.ac@gmail.com<p>Mediante o reconhecimento de que a alimentação é um direito fundamental da pessoa humana e a escola é espaço de promoção da saúde pelo papel destacado na formação cidadã, catalisou-se esforços para a maximização da Segurança Alimentar e Nutricional com a criação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). E em face do importante papel do nutricionista, responsável técnico, na busca de estratégias que viabilizem experiências capazes de incluir alimentos saudáveis nos cardápios das escolas, levantou-se a necessidade de se conhecer melhor sobre os alimentos ofertados nas instituições de ensino públicas. O objetivo deste trabalho foi analisar, sob o viés do nutricionista, a aplicação do PNAE em relação às dificuldades na aquisição de alimentos da agricultura familiar, concomitante com uma avaliação qualitativa da alimentação oferecida aos escolares de territórios piauienses, em analogia aos paradigmas legais do programa. Foi realizado um estudo descritivo, transversal com dados obtidos da pesquisa intitulada “Agricultura familiar e PNAE: desafios e conquistas na comercialização de alimentos saudáveis no Piauí”. Os dados originários foram coletados junto aos atores do PNAE, no período 2018-2019, em municípios do Território Entre Rios e da Planície Litorânea. O estudo evidenciou, diversas dificuldades para a participação do nutricionista em todas as ações de compras da agricultura familiar. Diante do que foi encontrado, destaca-se a importância do respeito aos hábitos alimentares regionais, considerando-se que os alimentos e preparações regionais apresentam potencialmente boa aceitabilidade por fazerem parte da tradição e da cultura alimentar, fomentando também o desenvolvimento da economia local.</p>2023-05-24T10:53:27-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6555CURSO ON-LINE SOBRE SAÚDE BUCAL DO IDOSO VOLTADO PARA CUIDADORES, ALUNOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA E GRAU DE SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES2024-03-28T01:48:39-03:00Marina Rocha Fonseca Souzamarinarfs@hotmail.comCecília Aparecida de Oliveira Camposno-replay@ufpel.edu.brTúlio Silva Rosano-replay@ufpel.edu.brJennifer Cristina Duarte Munoz Munizno-replay@ufpel.edu.brElizabete Bagordakis Pintono-replay@ufpel.edu.br<p>O envelhecimento populacional acarreta diferentes problemáticas na saúde bucal do indivíduo, como um aumento no número de edêntulos e problemas periodontais, que impactam fortemente o cotidiano e a qualidade de vida das pessoas. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o grau de satisfação dos participantes do curso on-line "Envelhecimento, Saúde Bucal e Qualidade de Vida na Terceira Idade”, com intuito de atuar na promoção da educação permanente entre os profissionais da saúde bucal, cuidadores de idosos e a população geral. As aulas presentes no curso foram ministradas por especialistas em suas respectivas áreas, em formato remoto no período de fevereiro a maio de 2022. A carga horária do curso foi totalizada em 30 horas e a percepção dos participantes foi avaliada por meio de um questionário. O curso contou com vinte e oito participantes, os quais a maioria eram estudantes de odontologia (n= 22; 78,57%)<br>e enfermagem (n= 2;7,14%), cirurgiões-dentistas (n= 1;3,57 %) e estudantes universitários sem especificação da área (n= 3; 10,71%). Foi realizada uma análise descritiva das respostas ao questionário. A maior parte dos participantes ficou muito satisfeita (n=19; 71,4%) com a metodologia do curso e 89,3%(n=25) classificou o curso com nota máxima. Os resultados descritos demonstraram um alto grau de satisfação dos participantes deste projeto realizado de forma on-line. O ensino e a interação através de tecnologias aumentaram o alcance deste projeto para além da universidade. Essa experiência ressalta a importância que o ensino remoto atingiu no período pandêmico e reforça as vantagens de aprendizagem adquiridas por meio do ensino à distância.</p>2023-05-24T11:20:53-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6556PROAMAMENTA: PROMOVENDO A AMAMENTAÇÃO E A SAÚDE MENTAL NA MATERNIDADE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-192024-03-28T01:48:39-03:00Tharine Louise Gonçalves Cairestharinecaires@ufcat.edu.brAna Beatriz Laureta dos Santos Oliveiralaureta_beatriz@discente.ufcat.edu.brJordana Aleluia Castilhocastilhojordana_23@discente.ufcat.edu.brKaren Ketelly de Freitas Pireskarenketelly@discente.ufcat.edu.br<p>O aleitamento materno é recomendado como principal meio de alimentação e prevenção de doenças para o bebê. A amamentação inicia-se no puerpério, que é considerado um período de vulnerabilidade em relação à saúde mental, modificações fisiológicas, hormonais e sociais que ocorrem nesse período na mulher. Portanto, a rede de apoio familiar e profissional é uma importante ferramenta para garantir o acolhimento e o sucesso da amamentação, considerando que a insegurança, estresse e ansiedade são característicos do puerpério, e podem favorecer o desmame precoce. O projeto de extensão interdisciplinar ProAmamenta, composto pelos cursos de Enfermagem e Psicologia, visa promover educação em saúde e acolhimento às puérperas, levando conhecimento, em relação aos benefícios, vantagens e importância da amamentação.<br>Devido à pandemia do vírus COVID-19, o projeto vem atuando de forma remota desde março de 2020. A utilização das plataformas digitais, possibilitou um maior alcance e interação com a comunidade, assim como trouxe a possibilidade de ampliar as discussões sobre a temática por meio da realização de palestras transmitidas ao vivo pelo instagram. Atualmente, o projeto está construindo o seu retorno presencial com o intuito de continuar prestando orientação para as puérperas e seus familiares. O projeto tem contribuído de forma significativa no processo de amamentação de muitas mulheres, principalmente na orientação psicológica e sobre a importância que esta prática possui para todos os envolvidos: mulher, criança, família e comunidade. </p>2023-05-24T11:30:29-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6557PLURIVERSIDADE EM PROJETOS DE EXTENSÃO: RESULTADOS E IMPACTO SOCIAL, CULTURAL E ÉTNICO2024-03-28T01:48:39-03:00Andréa Lacerda Bachettiniandreabachettini@gmail.comLetícia Quintana Lopeslequinlopes@gmail.comHugo Luiz Barreto da Silvahugolbarreto91@gmail.comKeli Cristina Scolarikeliscolari@gmail.com<p>Com o presente relatório buscaremos refletir sobre as atividades realizadas em dois projetos de extensão, ligados tanto ao Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CRBCM), quanto ao curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Os projetos têm ocorrido desde 2019 e ambos têm forte ligação entre si, devido aos objetivos que carregam e a categoria de obras neles restauradas. Será apresentado o percurso e as atividades desses projetos, que juntos obtiveram grande repercussão junto à sociedade e assim responder a indagação: Como projetos de restauração de obras com forte cunho regionalista se relacionam com a atual pluriversidade social, cultural e étnica e assim levam tais questões para fora dos muros da Universidade?</p>2023-05-24T11:44:45-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6558IMPACTOS DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MINUTO DO DIREITO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA2024-03-28T01:48:39-03:00Klever Paulo Leal Filpoklever.filpo@yahoo.com.brMaurício Pires Guedesmauricio.guedes@ucp.brAdriana Henrichs Sheremetieffadriana.sheremetieff@ucp.brJosília Fassbender Barreto Nascimentojosilia.fassbender@ucp.brLívia Chalhub Oliveira Figueiredoliviachalhub@gmail.comFábio Santos Araújofsaucpdireito@gmail.com<p>Este trabalho é um relatório dos impactos do projeto de extensão universitária Minuto do Direito, desenvolvido por professores e alunos da graduação e do mestrado em Direito da Universidade Católica de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica utilizada foi a descritiva-qualitativa com enfoque no trabalho multidisciplinar, formação acadêmica e interação academia-comunidade. A extensão foi compreendida como estratégia para promover a formação acadêmica dos alunos em conjunto com o serviço de oferecer informações jurídicas relevantes aos ouvintes da Rádio UCP/FM.</p>2023-05-24T11:55:42-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6559PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE RUA: UM PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO À EFETIVIDADE DOS DIREITOS DOS ANIMAIS EM BARRA DO BUGRES-MT2024-03-28T01:48:38-03:00Evelin Mara Cáceres Danevelindan@unemat.brVivian Lara Cáceres Danvivian.dan@unemat.br<p>O Projeto de extensão “Proteção aos animais de rua de Barra do Bugres-MT” está vinculado ao curso de bacharelado em Direito, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no campus de Barra do Bugres. Tal medida se fez necessária devido ao alto índice de animais domésticos abandonadas e em situação de vulnerabilidade na cidade onde essa universidade se localiza. O projeto iniciou suas ações no ano de 2020 e já se encontra em sua 3a edição. O projeto de extensão atua em várias frentes e hoje tem 53 (cinquenta e três) acadêmicos cadastrados como extensionistas na modalidade de ação curricular de extensão (ACE) e em atividades complementares, sendo o Direito, o primeiro curso a implantar tal modalidade de extensão no campus. Os acadêmicos vinculados ao projeto são dos cursos de Direito, Ciências da Computação e Arquitetura e Urbanismo contemplando a interdisciplinaridade mesmo de áreas não afins e mobilizando várias pessoas da sociedade civil. Trata-se de um projeto que vem produzindo informações, atuando para a diminuição das inúmeras vulnerabilidades e sensibilizando a população local em relação aos direitos dos animais, para além de seu enraizamento e reconhecimento local devido às inúmeras ações desenvolvidas pela rede de protetores (as) e acadêmicos criadas a partir desse projeto.</p>2023-05-24T12:01:36-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6560MATEMÁTICA EM LIBRAS: UMA MEMÓRIA VISUAL SOBRE O PROJETO MATHLIBRAS2024-03-28T01:48:38-03:00Thaís Philipsen Grützmannthaisclmd2@gmail.comKelvin Wendel Bohnkelvinbohn@gmail.comGabriel Henrique Possignolo Gomesgabrielxpossignolo@gmail.comTatiana Bolivar Lebedefftblebedeff@gmail.com<p>O texto se refere a uma memória visual da extensão, cujo objetivo principal é apresentar as vivências no projeto MathLibras e relatar os desafios sentidos por dois acadêmicos bolsistas do curso de Cinema e Audiovisual, no segundo semestre de 2022, período de ingresso no projeto. Esta memória visual visa destacar os desafios da compreensão de uma nova língua, a experiência multidisciplinar e o estudo inicial sobre Pedagogia Visual realizados no projeto, que é uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática e o Centro de Letras e Comunicação, vinculados à Universidade Federal de Pelotas. O MathLibras é um projeto que visa produzir videoaulas para o ensino de Matemática básica em Libras. A equipe é multidisciplinar, composta por professores surdos e ouvintes, bolsistas, mestrandos e doutorandos de várias áreas de atuação. Destacam-se as produções dos bolsistas, a partir da edição, animação e legendagem das videoaulas que foram gravadas ainda em 2019, antes da pandemia, e o processo de familiarização com a proposta<br>pedagógica do projeto.</p>2023-05-24T12:16:33-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6561CARTOGRAFIA VISUAL D’O GRUPO COMO DISPOSITIVO: RESSONÂNCIAS ENTRE ARTE E PSICOLOGIA SOCIAL2024-03-28T01:48:38-03:00Édio Raniere da Silvaedioraniere@gmail.comLiara Damé Soaresliarads@hotmail.comMaria Eduarda Lisboa Silveiram.lisboa.eduarda@gmail.com<p>Em 2022 o Laboratório de Arte e Psicologia Social – LAPSO – da Universidade Federal de Pelotas – UFPel – desenvolveu com a comunidade o projeto ‘O Grupo como Dispositivo: Ressonâncias entre Arte e Psicologia Social’. Quinze estudantes, provenientes dos cursos de Dança, Teatro, Psicologia e Artes Visuais fizeram parte das atividades. As ações ocorreram em vários locais do município: Centro de Artes – CA – da UFPel, Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS –, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS –, Casa do Estudante Indígena e Quilombola da UFPel, onde aproximadamente oitenta pessoas participaram das oficinas. Todo processo foi acompanhado por artistas visuais. Este trabalho pretende, portanto, apresentar uma cartografia visual do projeto a partir de nove desenhos realizados por uma dessas artistas.</p>2023-05-24T12:29:27-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6562DIVERGÊNCIAS SOBRE O ENSAIO RECONECTAR A EDUCAÇÃO FÍSICA À ESCOLA: UM DESAFIO PÓS-PANDÊMICO2024-03-28T01:48:38-03:00Adroaldo Gayaacgaya@esef.ufrgs.br<p>Este ensaio é um contraponto ao texto“Reconectar a Educação Física à escola: um desafio pós-pandêmico” de autoria de Márcio Coelho, Luciana Nunes,Leandro Rocha, Samuel de Araújo e Fabiano Bossle, publicado na Revista Pensar a Prática, 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.72512. Considerando a relevância do tema, que trata das práticas pedagógicas passíveis de legitimar o papel da Educação Física no currículo escolar em período pós-pandêmico e, considerando, que minhas convicções pedagógicas não coincidem com a dos autores, pretendo destacar um conjunto de divergências que considero relevantes para explicitar nossos diferentes pontos de vista. Divergência 1: Do lugar de fala: interpretações distintas e contraditórias sobre o significado<br>de Cultura Corporal do Movimento; Divergência 2: Sobre a história da Educação Física escolar; Divergência 3: Sobre o conhecimento; Divergência 4: A Prática pela prática; e Divergência 5: Reconectar a educação física à escola: um desafio pós-pandêmico.</p>2023-05-24T12:40:24-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensãohttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/6563UM PODCAST ANTIRRACISTA E GAÚCHO PRODUZIDO POR UMA MULHER NEGRA2024-03-28T01:48:38-03:00Valesca Silva de Deusvalescaluz.click@gmail.com<p>Projetos universitários frequentemente são executados somente no círculo acadêmico com prazo de validade estabelecido. Contudo, um podcast chamado “A Cor da Voz”1 tem ganhado predomínio e relevância no diálogo entre cultura, literatura e Comunicação, ultrapassando a linha tênue entre universidade e sociedade. Produzido por uma mulher negra, Tainã Rosa, a entrevista tem como objetivo geral conhecer de que forma acontece a construção do discurso antirracista, através de uma mídia sonora que cresce constantemente entre pesquisadores científicos, o podcast. A entrevista discorre de uma breve revisão bibliográfica significando os termos e expõe a iniciativa como forma de inspiração para reflexão e consumo da abordagem proposta.</p>2023-05-24T12:47:01-03:00Copyright (c) 2023 Expressa Extensão