MATEMÁTICA EM LIBRAS: UMA MEMÓRIA VISUAL SOBRE O PROJETO MATHLIBRAS
Resumo
O texto se refere a uma memória visual da extensão, cujo objetivo principal é apresentar as vivências no projeto MathLibras e relatar os desafios sentidos por dois acadêmicos bolsistas do curso de Cinema e Audiovisual, no segundo semestre de 2022, período de ingresso no projeto. Esta memória visual visa destacar os desafios da compreensão de uma nova língua, a experiência multidisciplinar e o estudo inicial sobre Pedagogia Visual realizados no projeto, que é uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática e o Centro de Letras e Comunicação, vinculados à Universidade Federal de Pelotas. O MathLibras é um projeto que visa produzir videoaulas para o ensino de Matemática básica em Libras. A equipe é multidisciplinar, composta por professores surdos e ouvintes, bolsistas, mestrandos e doutorandos de várias áreas de atuação. Destacam-se as produções dos bolsistas, a partir da edição, animação e legendagem das videoaulas que foram gravadas ainda em 2019, antes da pandemia, e o processo de familiarização com a proposta
pedagógica do projeto.
Downloads
Referências
ARAÚJO, K. A teatralidade do surdo na performance. 2015. 124f. Dissertação (Programa de Mestrado Interdisciplinar em Performances Culturais) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
LEBEDEFF, T. B.; GRUTZMANN, T. P. Visualidade na educação: reflexões sobre sua importância e possibilidades de uso em sala de aula. Educação Matemática em Revista - RS. v. 2, n.22, 2021.p.160-167.
NOGUEIRA, C. M. I. (Org). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba: CRV, 2013.
GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. MathLibras. Revista Espaço. INES. Rio de Janeiro. n. 55. jan-jun. 2021. p. 275-279.
GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B.; ALVES, R. da S.; Recursos visuais para o ensino de matemática: uma discussão sobre o MathLibras. Revista Espaço. INES. Rio de Janeiro. n. 52. jul-dez. 2019.