MATEMÁTICA EM LIBRAS: UMA MEMÓRIA VISUAL SOBRE O PROJETO MATHLIBRAS

Palavras-chave: Videoaula, Educação de surdos, Libras, Educação matemática

Resumo

O texto se refere a uma memória visual da extensão, cujo objetivo principal é apresentar as vivências no projeto MathLibras e relatar os desafios sentidos por dois acadêmicos bolsistas do curso de Cinema e Audiovisual, no segundo semestre de 2022, período de ingresso no projeto. Esta memória visual visa destacar os desafios da compreensão de uma nova língua, a experiência multidisciplinar e o estudo inicial sobre Pedagogia Visual realizados no projeto, que é uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática e o Centro de Letras e Comunicação, vinculados à Universidade Federal de Pelotas. O MathLibras é um projeto que visa produzir videoaulas para o ensino de Matemática básica em Libras. A equipe é multidisciplinar, composta por professores surdos e ouvintes, bolsistas, mestrandos e doutorandos de várias áreas de atuação. Destacam-se as produções dos bolsistas, a partir da edição, animação e legendagem das videoaulas que foram gravadas ainda em 2019, antes da pandemia, e o processo de familiarização com a proposta
pedagógica do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação – ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Educação pela UFPel. Atualmente é Professora Associada da UFPel, em Pelotas/RS. Foi Vice-Diretora (gestão 2018-2022) do Instituto de Física e Matemática (IFM/UFPel); Coordenadora (gestão 2020-2022) e Coordenadora Adjunta (gestão 2018-2020) do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel); e Coordenadora (gestão 2014-2017) do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD/UFPel). Trabalha nos cursos de Licenciatura em Matemática Integral, Noturno e à Distância. Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora do Projeto MathLibras (https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras).   

Kelvin Wendel Bohn, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual

Gabriel Henrique Possignolo Gomes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual.

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento – Área de Libras e Programa de Pós-Graduação em Letras – Centro de Letras e Comunicação.

Referências

ARAÚJO, K. A teatralidade do surdo na performance. 2015. 124f. Dissertação (Programa de Mestrado Interdisciplinar em Performances Culturais) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

LEBEDEFF, T. B.; GRUTZMANN, T. P. Visualidade na educação: reflexões sobre sua importância e possibilidades de uso em sala de aula. Educação Matemática em Revista - RS. v. 2, n.22, 2021.p.160-167.

NOGUEIRA, C. M. I. (Org). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba: CRV, 2013.

GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. MathLibras. Revista Espaço. INES. Rio de Janeiro. n. 55. jan-jun. 2021. p. 275-279.

GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B.; ALVES, R. da S.; Recursos visuais para o ensino de matemática: uma discussão sobre o MathLibras. Revista Espaço. INES. Rio de Janeiro. n. 52. jul-dez. 2019.

Publicado
2023-05-24