PLURIVERSIDADE EM PROJETOS DE EXTENSÃO: RESULTADOS E IMPACTO SOCIAL, CULTURAL E ÉTNICO

Palavras-chave: Conservação-restauração, Extensão universitária, Pluriversidade

Resumo

Com o presente relatório buscaremos refletir sobre as atividades realizadas em dois projetos de extensão, ligados tanto ao Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CRBCM), quanto ao curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Os projetos têm ocorrido desde 2019 e ambos têm forte ligação entre si, devido aos objetivos que carregam e a categoria de obras neles restauradas. Será apresentado o percurso e as atividades desses projetos, que juntos obtiveram grande repercussão junto à sociedade e assim responder a indagação: Como projetos de restauração de obras com forte cunho regionalista se relacionam com a atual pluriversidade social, cultural e étnica e assim levam tais questões para fora dos muros da Universidade?

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Biografia do Autor

Andréa Lacerda Bachettini, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel ( 2013-2017). Foi bolsista do Programa de Cooperação Ibero Americana na Universidade de Granada - ES (1996), com pesquisa na área de Pintura Encaústica, e na Universidade Politécnica de Valencia-ES (1998), com pesquisa na área de Conservação e Restauro de Bens Culturais: Restauração de Pintura Mural e Escultura Policromada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes da UFPel. 

Letícia Quintana Lopes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Possui curso-técnico-profissionalizante em Produção de Áudio e Vídeo pela Universidade Feevale (2015), licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020), bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Pelotas (2022) onde foi bolsista por dois anos do Programa de Educação Tutorial de Conservação e Restauro (PET-CR). Atualmente mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas, com pesquisas focadas em mulheres artistas e acervos.

Hugo Luiz Barreto da Silva, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós Graduação Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas.Graduando do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde é bolsista no Programa de Educação Tutorial Conservação e Restauro (PET-CR), desde de 2019.Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2017), onde foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Keli Cristina Scolari, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Graduação em Arte Plásticas - Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2012), Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Conservadora e Restauradora de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas/RS, desde 2010. Associada da Associação dos Conservadores Restauradores de Bens Culturais do RGS, ACOR-R (2007), Associada do Conseil International des Musées (ICOM CC) (2011), atuando como colaboradora e coordenadora em projetos de extensão, ensino e pesquisa da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração de Bens Móveis e Integrados, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas (porcelanas, faianças, grés e terracota), esculturas em madeira, pintura mural, pintura de cavalete, papel e acervos de museus.Atualmente trabalhando como conservadora-restauradora da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Referências

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Publicado
2023-05-24