AÇÕES COM FOCO EM MEDICINA VETERINÁRIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CIDADE DE PELOTAS

Palavras-chave: Unidade básica de saúde, Educação em saúde, Saúde única

Resumo

O presente trabalho relata ações de educação em saúde desenvolvidas pelos médicos veterinários residentes do Programa Multiprofissional em Área da Saúde da Universidade Federal de Pelotas, junto ao Serviço de Atenção Primária no município de Pelotas. Como parte das ações de pesquisa e extensão do projeto “Ações com Foco em Medicina Veterinária no Sistema Único de Saúde”, foram realizadas visitas domiciliares e ações de educação em saúde tendo como público-alvo os agentes comunitários de saúde e os usuários das Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros Areal (CSU-Areal) e Barro Duro. Nessas ações foi possível vivenciar a realidade daquela população, bem como identificar necessidades de saúde que envolvem a prática da Medicina Veterinária, tais como cuidados e higiene com alimentos de origem animal e água; prevenção de doenças de veiculação hídrica e alimentar; manejo de fauna sinantrópica; prevenção de doenças zoonóticas e vetoriais; saneamento básico, entre outros. Devido a capacidade teórica e prática para atuar em Saúde Pública, com enfoque em Saúde Única, ficou evidenciado a relevância da inserção do
médico veterinário na atenção primária no Sistema Único de Saúde, enriquecendo as atividades de promoção e educação em saúde junto a outros profissionais da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natacha Deboni Cereser, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Cruz Alta (2003), especialização pela Universidade Federal de Lavras e Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Jaboticabal (2006, 2009). Foi Professora Assistente da Universidade de Cruz Alta, das disciplinas de Indústria e Inspeção de Carnes e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Médica Veterinária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva e Microbiologia, atuando principalmente em Higiene e Qualidade de Produtos de Origem Animal.

Elisa Konzgen Martinez, Promotora Técnica Comercial na empresa On PEC. Brasil.
Natural de Canguçu/RS, sou Técnica em Agricultura formada pela Escola Técnica Estadual Canguçu e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente trabalho como Promotora Técnica Comercial na empresa On PEC, representante Nutron | Cargil. Realizei estágios na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Canguçu, no Serviço de Inspeção Municipal de Pelotas e no Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Universidade Federal de Pelotas, onde atuei como bolsista de projetos de pesquisas sobre microrganismos patogênicos oriundos da cadeia produtiva do leite e de produtos lácteos. O estágio curricular para obtenção da graduação em Medicina Veterinária foi realizado junto ao Departamento Técnico da Cooperativa Santa Clara, na cidade de Carlos Barbosa/RS.   
Jéssica Dal Vesco, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Médica Veterinária, Especializada em Teconologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, UFPel.

Helenice Gonzalez de Lima, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.

Professora Associada, Departamento de Veterinária Preventiva, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas.

Fernanda de Rezende Pinto, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Jaboticabal (2004). Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Jaboticabal (2007). Especialização em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2010). Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Jaboticabal (2011). Atualmente é Docente (Professor Associado 1) na Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, com ênfase em microbiologia da água e alimentos de origem animal, qualidade física e química da água utilizada na produção animal e no meio rural, saneamento e qualidade ambiental.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Brasília, DF: MS; 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial da União. 21 Out 2011. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html>Acesso em: 02 set. 2022.

BRASIL. Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio Á Saúde da Família – NASF. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n. 43, 04, 2008. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html >Acesso em: 31 ago. 2022.

Costa, H. X. A importância do médico veterinário no contexto de saúde pública. Seminário Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, Goiânia: UFG (2011). Disponível em:<https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/67/o/Seminario2011_Herika_Costa_1.pdf>Acesso em: 23 jan. 2023.

Freitas, I.L.P. O papel do médico veterinário em saúde pública. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura, RO, 2019. Disponível em: <http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2838>Acesso em: 23 jan. 2023.

Pfuetzenreiter, M.R; Zylberstajn, A.; Ávila-Pires, F.D. Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Ciência Rural, Santa Maria, v.34, n.5, p.1661-1668, 2004. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S0103-84782004000500055>. Acesso em: 31 ago. 2023.

Souza, P.C.A.; Figueiredo, A.B.; Anjos, C.B.; Pereira, L.R.M.; Vallandro M.J.; LUCENA, R.F.; Amora, S.S.A. NASF: do abstrato ao concreto. Revista CFMV, Brasília, v.18, n.56, p.69-71, 2012. Disponível em: Contribuio_de_Mdicos_Veterinrios_Brasile20160916-6306-12z02ks-libre.pdf (d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net. Acesso em: 02 ago. 2022.

Publicado
2023-05-24