O PROCESSO DE ARTE-EDUCAÇÃO PARA POPULARIZAÇÃO DA GEMOLOGIA PELO PROJETO DE EXTENSÃO GARIMPANDO A ARTE

Palavras-chave: Extensão, Multidisciplinaridade, Ciência, Arte, Gemologia

Resumo

O projeto de extensão "Garimpando a Arte" iniciou os trabalhos em agosto de 2016 por professores em conjunto com os estudantes do curso de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo, com objetivo de promover um trabalho reflexivo de arte-educação no desenvolvimento das potencialidades humanas, usando conhecimento da Gemologia, e a cadeia produtiva de gemas, joias e afins, de modo sustentável. Através da realização de oficinas, buscou-se desenvolver junto aos participantes mensagem através de trabalhos visuais; despertar no público sua capacidade criativa e imagética; trabalhar coletivamente maneiras de se olhar para a realidade da Gemologia e suas potencialidades; promover a capacitação da comunidade de conhecimentos sobre o seu potencial criativo no desenvolvimento de suas habilidades humanas; e de saber fazer joias. A pesquisa realizada utilizou a observação para a coleta de dados. Buscou-se entender qual foi a percepção dos participantes em relação a Gemologia. No período de 2016 a 2019, foram realizadas dez oficinas, destinadas a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, com idade entre 15 e 18 anos, a crianças atendidas por uma fundação religiosa, além da comunidade extramuros. As instituições envolvidas estão situadas em uma região metropolitana da Grande Vitória do Estado do Espírito Santo. As ações totalizaram 342 participantes. A partir das atividades desenvolvidas, conclui-se que o projeto de extensão “Garimpando a Arte” é uma ferramenta importante para divulgar, refletir e discutir o ensino, pesquisa e extensão acerca da Gemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Bastos Depianti, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil.

Bacharel em Física pela UFES, mestrado e doutorado em física pelo Programa de pós-graduação em Física da UFES. Professora do quadro permanente do Departamento de Gemologia da UFES.

Marcus Vinícius Dutra de Magalhães, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil.

Bacharel em Gemologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Aluno do Departamento de Geologia; Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde; Campus de Alegre; UFES. 

Kelly Christiny da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil.

Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2016). Professora do quadro permanente do Departamento de Gemologia da UFES.

Referências

CANDAU, V. M. et al. Educação em direitos humanos e formação de professores(as). 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2016.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2012.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. 1. ed. 13. reimpr. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2008.

GRINBERG, L. P. Jung: o homem criativo. 1. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2017.

LIMA, S. C.; ROLIM, C.L. A. Entre a Arte e o Sentido: a Matemática por trás das biojoias. Revemop, v. 3, e202123, p. 1-14, 2021.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MATSUMOTO, C. F. C.; ZINGANO, E. Conhecendo a história da arte: da Pré-história até o Impressionismo. Maiêutica-Arte e Cultura, v. 5, n. 1, p. 35-44, 2017.

MATTOS, S. M.et al. Quando arte, ciência e política se encontram: uma reflexão sobre a experiência da “Vila dos poetas” como uma práxis Freireana. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, e147953322, p. 1-11, 2020.

PELEGRINI, S. C. A.; FUNARI, P. P. A. O que é patrimônio cultural imaterial. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

REDIN, M.M. Estética. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2018.

RODRIGUES, L. B. S.; CAOVILLA, M. A. L. A extensão e a pesquisa: um caminho de mão dupla entre comunidade e universidade. Chapecó, SC: Argos, 2018.

UFES - Universidade Federal Do Espírito Santo. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Gemologia. Vitória, 2009. Disponível em: http://www.gemologia.ufes.br/projeto-pedag%C3%B3gico. Acesso em: 06jan. 2023.

ZORDAN, P. Gaia educação: arte e filosofia da diferença. 1. ed. Curitiba: Paraná,Editora Appris, 2019.

Publicado
2023-05-23