AÇÕES TRANSDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA

  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos
  • Guilherme Brahm dos Santos
  • Júlia Collares dos Santos
Palavras-chave: Materiais didáticos, Pluriversidade, Instagram

Resumo

Estratégias que contribuem para o entendimento da Química podem servir de apoio ao ensino

escolar e para a divulgação da Química, como área multi e interdisciplinar, com base na transver-
salidade de conhecimentos contextualizados. O objetivo do trabalho foi evidenciar a importância

de metodologias adequadas para a produção de materiais didáticos e para sua divulgação nas
redes sociais, fazendo uso do perfil no Instagram, @projetotransfere. As ações foram planejadas
e executadas no âmbito dos projetos que compõem o Programa Química em Ação, registrado
na Universidade Federal de Pelotas. No total foram consideradas sessenta e quatro publicações
no período de 16/11/2021 a 06/02/2023, sendo de três tipos: Química no Cotidiano, Curiosidade
de Química e QuíDica. Três publicações foram analisadas sobre o tema Reações Químicas. Os
posts de interesse nessa análise continham a imagem do rosto de algum integrante do grupo
na capa. Foram identificadas afinidades e discrepâncias, com base em três pontos orientadores:

tipo, conteúdo e intuito da publicação. As ações embasadas em metodologias adequadas opor-
tunizaram a capacitação dos graduandos constituintes da equipe de trabalho e da comunidade

em geral, principalmente aos jovens, por meio da oferta de conteúdos nas redes sociais com
temas de Química e saberes científicos relacionados ao cotidiano, como estratégia de apoio à
cultura e educação em Química. Por fim, foi destacado que a utilização de ferramentas digitais,
como as redes sociais podem ser direcionadas a ações que promovam ensino e aprendizado,
por meio de trabalhos sociais, como aqueles promovidos por equipes de projetos universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-05-22