AÇÕES TRANSDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA

Palavras-chave: Materiais didáticos, Pluriversidade, Instagram

Resumo

Estratégias que contribuem para o entendimento da Química podem servir de apoio ao ensino escolar e para a divulgação da Química, como área multi e interdisciplinar, com base na transversalidade de conhecimentos contextualizados. O objetivo do trabalho foi evidenciar a importância de metodologias adequadas para a produção de materiais didáticos e para sua divulgação nas redes sociais, fazendo uso do perfil no Instagram, @projetotransfere. As ações foram planejadas e executadas no âmbito dos projetos que compõem o Programa Química em Ação, registrado na Universidade Federal de Pelotas. No total foram consideradas sessenta e quatro publicações no período de 16/11/2021 a 06/02/2023, sendo de três tipos: Química no Cotidiano, Curiosidade de Química e QuíDica. Três publicações foram analisadas sobre o tema Reações Químicas. Os posts de interesse nessa análise continham a imagem do rosto de algum integrante do grupo na capa. Foram identificadas afinidades e discrepâncias, com base em três pontos orientadores: tipo, conteúdo e intuito da publicação. As ações embasadas em metodologias adequadas oportunizaram a capacitação dos graduandos constituintes da equipe de trabalho e da comunidade em geral, principalmente aos jovens, por meio da oferta de conteúdos nas redes sociais com temas de Química e saberes científicos relacionados ao cotidiano, como estratégia de apoio à cultura e educação em Química. Por fim, foi destacado que a utilização de ferramentas digitais, como as redes sociais podem ser direcionadas a ações que promovam ensino e aprendizado, por meio de trabalhos sociais, como aqueles promovidos por equipes de projetos universitários.

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Biografia do Autor

Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Professora Doutora na Universidade Federal de Pelotas, Campus Capão do Leão, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA).  Farmacêutica Bioquímica, Mestre e Doutora em Química Inorgânica formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Guilherme Brahm dos Santos, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Química na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente mestrando na UFPel na área de Estudos em Ensino de Química. Durante meu tempo de graduação na universidade trabalhei e trabalho em vários projetos, dentro do laboratório de Ensino de Química (LABEQ), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Projeto QuiCO e no Projeto Transfere.

Júlia Collares dos Santos, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Formada em Química Forense (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2023) e atualmente cursando Licenciatura em Química também pela UFPel. Foi representante discente do curso de Química Forense no período de 2021-2023, assim como atuou em diversos projetos de ensino e extensão durante a graduação.

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Publicado
2023-05-22