PROTAGONISMO ESTATAL NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão a respeito do protagonismo estatal, especialmente das universidades federais, na oferta de psicoterapia online durante o período da pandemia de COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Durante este período, tanto pelos efeitos da própria doença quanto pelas vicissitudes das medidas de contingenciamento para evitar sua disseminação, os níveis de sofrimento psicológico da população aumentaram. Ainda que necessárias, as medidas de distanciamento social, especialmente ao indicarem a interrupção dos atendimentos presenciais ambulatoriais em saúde mental, aumentaram as barreiras para o acesso a tais serviços. A partir de uma “revisão narrativa”, apresentaremos exemplos que destacam o protagonismo estatal no atendimento a essa realidade. Descreveremos particularmente o Projeto CUIDAR, desenvolvido por um grupo de professores, psicólogos técnicos-administrativos em educação e psicólogos voluntários, todos vinculados ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com o objetivo de oferecer um serviço de atendimento psicológico remoto emergencial gratuito no contexto da pandemia de COVID-19. A partir desses dados, refletiremos sobre este projeto no contexto das demais experiências de mesmo tipo desenvolvidas no período, concluindo pela evidenciação do protagonismo das ações estatais, especialmente em nível municipal e federal, no atendimento psicológico online no período da pandemia.
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