O projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva e suas ações remotas na pandemia

Jogos populares e capoeira

Palavras-chave: Educação física escolar, Pandemia, Inclusão, Extensão

Resumo

Este resumo pretende apresentar as experiências do Projeto de Extensão Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) durante o ensino remoto, decorrente da pandemia da Covid-19. O projeto é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acontece em parceria com uma escola municipal do Rio de Janeiro, localizada na Ilha do Governador, fundamentando-se em uma perspectiva de inclusão ampla, que busca promover ações nas aulas de Educação Física por meio de estratégias pedagógicas inclusivas como diversificação de conteúdos e ensino colaborativo. Neste relato, apresenta-se a tematização de jogos populares e capoeira através de recursos onlines com o intuito de alcançar o máximo de estudantes, considerando as dificuldades e limitações que emergiram ou se intensificaram durante o período de distanciamento social.

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Biografia do Autor

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora associada da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Cintia Carolina Coelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Licencianda em Educação Física (UFRJ).

Giovanna Trotte Caloiero, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Licencianda em Educação Física (UFRJ).

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Publicado
2023-05-22