FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

EMPODERAMENTO E DEMOCRACIA

  • Ligia Cardoso Carlos
  • Maria Antonieta Dalligna
Palavras-chave: Formação continuada, Extensão universitária, Comunidade escolar

Resumo

O texto refere-se a um projeto de extensão universitária iniciado no anode 2001 e desenvolvido por sete instituições de Pelotas/RS. O público alvo,prioritariamente, são os profissionais que atuam em escolas de educaçãobásica da região. Os objetivos são a formação continuada de professores e ademocratização da gestão das escolas, contribuindo para a construção de umProjeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade. Oreconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalhocoletivo, a ação reflexiva sobre a prática e a democratização da gestão daeducação com o envolvimento da comunidade são os pressupostos que ofundamentam. A proposta é aberta e tem sido reconstruída a cada ano de acordocom as avaliações realizadas, provocando o envolvimento de outros atores, entreeles, os estudantes e os pais.

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Publicado
2022-10-17
Seção
Artigos