AS REDES SOCIAIS ALIADAS À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA QUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL
Resumo
O artigo busca apresentar as atividades de análise e aprimoramento do perfil @projetotransfere nas redes sociais em uma ação de colaboração dos participantes dos projetos de extensão Transfere e TICs, vinculados à UFPel. As ações foram desenvolvidas a partir da confecção e publicação de materiais para os perfis do Facebook e Instagram, como forma virtual de mediar ações de extensão universitária. Os temas centrais foram Ciências, Química e a rotina dos estudantes. As publicações foram diferenciadas em: “Um cientista, sua história...”, “Química no cotidiano”, “Curiosidades de química”, “QuíDica Enem”, “Listas”, “Memes” e “Quiz”. À medida que as publicações diárias ocorriam, processos de aperfeiçoamento eram necessários para adequação ao público e às redes sociais. Assim, analisar o processo de reorganização das ações extensionistas fazendo uso das redes sociais como importante mediador virtual, bem como a compreensão de seu gerenciamento, mostrou relevante indicativo de qualificação educacional do público e, também, dos graduandos envolvidos.