INTERAÇÕES ACADÊMICAS

ESTUDO DE CASO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE/SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

  • Margarete Panerai Araujo
  • Suzete Morém de Fraga
Palavras-chave: Interações acadêmicas, Universidade/sociedade

Resumo

Esta pesquisa apresenta as interações acadêmicas (IAs), praticadas na UFRGS, e o Núcleo de Convênios que está implicado nessa relação. O objetivo geral foi descrever a estruturação de uma ecologia de saberes na universidade, a partir de três casos relacionados à trilogia ensino-pesquisa-extensão da UFRGS no período de 2011 a 2015. A metodologia foi de natureza qualitativa e documental. O resultado da investigação permitiu inferir que no ambiente da universidade transita a compreensão e o partilhar das visões de mundo, assim como ocorre a extensão, com projetos e ações extramuros da universidade no diálogo progressivo entre o saber científico e os saberes leigos e populares. Esse paradigma se confirma na sustentação das interações acadêmicas, comprovando a missão e a responsabilidade social da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-09-23