A RESSIGNIFICAÇÃO DA CULTURA CORPORAL NO CONTEXTO PANDÊMICO

GINÁSTICA PARA TODOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Eliana de Toledo Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, Brasil.
  • Mateus Henrique de Oliveira Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, Brasil.
  • Michelle Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1241-4991
Palavras-chave: Pandemia, Ginástica para todos, Resistência

Resumo

As práticas mais cotidianas de se conviver em família, no trabalho e nas comunidades, foram modificadas no contexto pandêmico, e com as manifestações da cultura corporal não foi diferente. Nesse cenário, o objetivo deste manuscrito é trazer uma narrativa do processo de ressignificação do fazer e do demonstrar a Ginástica para Todos, a partir de projetos de extensão universitária durante a pandemia. A partir de um desenho metodológico que dialoga com a pesquisa descritiva, optou-se pela abordagem de narrativas orais e documentais (fotografias e vídeos), vividas nas ações de extensão universitária do Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica (LAPEGI)¹, de junho de 2020 a dezembro de 2021. A ênfase foi dada na elaboração de uma composição coreográfica (CC) de Ginástica para Todos (GPT), compreendendo esta última como uma manifestação da cultura corporal; e como essa experiência desencadeou outras ações de extensão. O período pôde ser composto pela fluidez de quatro fases: 1 - Mobilizar – Ato de resistência e cultivo dos afetos; 2 - Mover - Desconstruir para construir; 3 - Mostrar – O corpo em expressão; 4 - Multiplicar – O coletivo, a pertença e a esperança. De maneira geral, houve uma ressignificação em vários sentidos, individual e coletiva, tanto para os processos de composição coreográfica em GPT, como para sua mostra (em festivais), redimensionando as possibilidades de viver as manifestações da cultura corporal de forma plural, inovadora, colaborativa e em consonância com os objetivos da extensão universitária, mesmo num cenário adverso como o imposto pela pandemia.

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Biografia do Autor

Eliana de Toledo, Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, Brasil.

Licenciada em Educação Física e Bacharel em Treinamento em Esportes pela FEF/UNICAMP, mestre em Educação Física pela FEF/UNICAMP, doutora em História pela PUCSP e pós doutora em Sociologia pela FFLCH-USP. Professora na Universidade Estadual de Campinas.

Mateus Henrique de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP, Brasil.

Bacharel em Ciências do Esporte pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Michelle Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

Doutora em Educação Física pela Unicamp, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - UnU ESEFFEGO e em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Coordena o projeto Cignus de Ginástica para Todos desde 2010, coordena o Programa UEG Mulheres e desenvolve ações de extensão sobre os eixos: ginástica, mulheres, pessoas idosas e esportes. Atualmente é diretora do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado
2022-09-22