AÇÃO “ONLINE” COM A PRÁTICA DO HATHA YOGA EM DIAMANTINA-MG

  • Melissa Monteiro Guimarães Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.
  • Jéssica Aparecida Lopes Gomes Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.

Resumen

O Hatha Yoga é um dos estilos de yoga mais tradicionais no mundo. Para além de uma prática corporal, pode ser compreendido como um caminho filosófico e prático de vida que busca pelo desenvolvimento de uma percepção integral e dinâmica do corpo, mente e ambiente. Durante a pandemia da Covid-19, a situação de insegurança e estresse impostos pelo isolamento social gerou uma epidemia paralela manifestada a partir do enorme número de casos de transtornos mentais. Em decorrência dessa situação, o projeto de extensão vinculado à área de conhecimento de Ciências da Saúde e intitulado: “Práticas de Posturas e Movimentos Terapêuticos Baseados no Hatha Yoga” (PROEXC-UFVJM/Diamantina-MG) tem desenvolvido atividades integrativas de saúde através do modo remoto “online”. O objetivo do projeto foi dar acesso virtual à prática e desenvolvimento da consciência corporal a partir de alguns dos princípios do Hatha Yoga. Semanalmente, são realizadas duas práticas "online" através de chamadas de videoconferência utilizando a plataforma do Google Meet. A metodologia de condução das aulas virtuais é direcionada a uma percepção atenta e reconhecimento dos próprios limites e habilidades corporais durante a execução dos movimentos. Tem sido observado que a prática corporal desenvolvida no contexto particular de suas próprias casas exige do participante maior comprometimento com o estado de presença, atenção e auto-observação, além de trazer benefícios do contexto cotidiano de cada um. Os participantes relatam sentir-se à vontade, atentos a seus próprios avanços e menos comparativos aos outros praticantes. O desenvolvimento desse projeto contribui para o campo de estudo e integração entre pesquisa, ensino e extensão universitária. Além disso, corrobora com as metas das políticas públicas em saúde e favorece melhores condições de vida e cidadania.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Melissa Monteiro Guimarães, Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.

Professora Doutora do Departamento de Ciências Básicas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina-Minas Gerais). Coordena projeto de extensão em arte e cultura Edital Procarte/Proexc: “Há Braços Poéticos: Saúde Corpo-Mente através da Artes e do Movimento” e projeto de extensão Edital Pibex-Proexc: “Prática de Posturas e Movimentos Terapêuticos baseados no Hatha Yoga”.  Atua na interface da Saúde-Ciência e Arte desenvolvendo pesquisa na área: "Neuroplasticidades e Processo Criativo em Dança a partir da Técnica Klauss Vianna”.

Jéssica Aparecida Lopes Gomes, Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina-MG, Brasil.

Discente do Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina-Minas Gerais)

Citas

BARROS, F.B. et al.Yoga e promoção da saúde. Rev. Ciência e Saúde Coletiva, Boston, v.19, n.4, p.1305-1314, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro.Portaria n.849, de 27 de março de 2017. Inclui a arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. DiárioOficial da união. Brasília, 28 mar. 2017.

BROSNAN, P.; NAUPHAL, N.; TOMPSON, M.C. Acceptability and feasibility of the online delivery of hatha yoga: a systematic review of the literature. Rev. Complementary Therapies in Medicine, Boston, v.60, p.1-7, Aug. 2021.

DAMIANO et al. Post-COVID-19 psychiatric and cognitive morbidity: preliminary findings from a Brazilian cohort study. Rev. General Hospital Psychiatry, São Paulo, v.75, n.1, p.38-45, mar.–abr., 2022.

FLORÊNCIO JÚNIOR, P. G.; PAIANO, R.; COSTA, A.S. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Rev. Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pernambuco, v.25, p.1-2, 2020.

GUALANO, B. TINUCCI, T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Rev. Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.25, p.37-43, dez. 2011.

KOGLIN, T. S. S; KOGLIN, J. C. O. A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Rev. Brasileira de Extensão Universitária, Pelotas, v.10, n.2, p.71-78, maio-ago. 2019.

MERHY et al. Pandemia, Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva: com-posições e aberturas para mundos outros.Rev. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.26, n.210491, p.1-15, 2022.

SANTOS, A. J. R. W. A. dos et al. As redes sociais aliadas à extensão universitária e sua contribuição na qualificação educacional.Rev. Expressa Extensão, Pelotas, v.27, n.1, p.47-62, jan-abr., 2022.

SANTOS, G. M. dos et al.Yoga and mental health among Brazilian practitioners during COVID-19: an internet-based cross-sectional survey.Rev. Sports Medicine and Health Science, Piracicaba, v. 4, p. 127-132, 2022.

SWANSON, A. ciência do yoga: entenda a anatomia e fisiologia para aperfeiçoar sua prática. [S. l.]: Editora Pinguim,2019.

Publicado
2022-09-22