O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA AÇÃO COMO FORMADOR DE PROFESSORES

sua identidade, competências e expectativas

  • Renata C. O. Barrichelo Cunha
  • Guilherme do Val Toledo Prado
Palavras-chave: formação de professores, educação continuada, coordenação pedagógica

Resumo

A formação centrada na escola vem sendo valorizada por oportunizar a reflexão do professor, que revê coletivamente seu trabalho e, na busca de fundamentação teórico-prática, desenvolve-se pessoal e profissionalmente. Essa formação que, acontece nos horários de trabalho docente coletivo, solicita um mediador: o coordenador pedagógico. A pesquisa de doutoramento em desenvolvimento aponta uma estranheza dos coordenadores com respeito a essa função e destaca um conflito decorrente das relações assimétricas entre coordenadores e professores, que pode ser justificada, em parte, pelo histórico da função de coordenação implantada no esteio da supervisão. As análises parciais da pesquisa destacam a importância de se pensar a reciprocidade na formação entre professores e coordenadores, na medida em que as competências que os diferenciam são, necessariamente, complementares e desenvolvidas colaborativamente na escola.

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