A ESCOLA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Reflexões a partir das Percepções de Professores da Educação Básica

  • Sônia de Jesus Nunes Bertolo
Palavras-chave: políticas públicas, formação professores, formação continuada

Resumo

Este estudo tem como preocupação nuclear analisar os avanços e equívocos da política de formação continuada do município de Belém, a partir da implementação do projeto Escola Cabana. Através da percepção de um grupo de vinte e seis professores, buscou-se compreender as mudanças processadas nas práticas docentes e na cultura organizacional da escola com a introdução da perspectiva de formação centrada na escola. Os professores indicam que, apesar do esforço empreendido pela SEMEC em configurar um processo capaz de romper com as práticas tradicionais de formação, a proposta preserva aspectos do modelo escolar/tradicional. Verificou-se um descompasso entre as intenções expressas nos documentos e as práticas cotidianas de formação, principalmente no que diz respeito às modalidades de formação e aos mecanismos de controle adotados que configuraram um caráter regulador do projeto.

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Artigos