REFLEXÕES SOBRE O ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

  • Alaíde Rita Donatoni
  • Maria Cândida de Pádua Coelho
Palavras-chave: Formação de professores, Ensino, Pesquisa, Sociedade brasileira

Resumo

É objetivo do presente artigo, refletir sobre algumas questões relativas à formação de professores no contexto da sociedade contemporânea, tendo como princípio básico a tríade ensino, pesquisa e formação, cuja indissociabilidade é indispensável a uma formação de qualidade. Trata-se de uma discussão teórica que tem como base a pesquisa bibliográfica e como tônica a reflexão, indispensáveis à discussão crítica da formação dos profissionais da educação. A proposta de uma reflexão com base em novos paradigmas encaminha-nos a uma revisão da formação do professor na universidade que, muitas vezes, não o prepara para a pesquisa e para uma prática pedagógica explícita, em relação às teorias que lhes são subjacentes. Os resultados alcançados evidenciaram que é necessária a formação de profissionais críticos e criativos. A conclusão a que chegamos é a de que somente a pós-graduação tem sido capaz de formar para a pesquisa, tendo em vista novos paradigmas e novas posturas dos sujeitos envolvidos, enquanto construtores de si mesmos e da sua história.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos