A PÓS-MODERNIDADE
uma escuta sobre a nova cultura da aprendizagem na escola
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a nova cultura da aprendizagem na contemporaneidade e convoca a escola, a família, os alunos, os professores, gestores dentre outros afetos à educação a reverem seus papéis, suas funções, seus espaços, suas aprendizagens e reorganizar suas formas de se relacionar com este contexto educacional. A discussão das temáticas aqui abordadas não se esgota, até porque faz parte do cenário escolar, diverso e mutável. Cabe ainda uma ampla discussão, nos dias atuais, sobre as atitudes, valores e representações que consolidam identidades docentes, pois a realidade educacional não se transforma somente com intenções, mas com mudanças mais profundas que permitam transformar as representações sobre o trabalho docente. Estas mudanças dependem da construção de novos valores e concepções sobre a educação e formas de educar, ensinar e formar, que consigam se aproximar de respostas convincentes tendo em vista uma nova cultura de ensino-aprendizagem-trabalho para a escola, para o trabalho do professor, para o aluno e demais partícipes do contexto educacional.