A ESCOLA PARA SURDOS E AS SUAS METAS

repensando o currículo numa perspectiva bilíngüe e multicultural

  • Carlos Skliar

Résumé

A proposta de educação bilíngüe para surdos, partindo de uma perspectiva política, pode ser definida como uma epistemologia2 de oposição aos discursos e às práticas clínicas hegemônicas características da educação e da escolarização dos surdos nas últimas décadas. Esta definição, ainda que imprecisa, sugere que a educação bilíngüe para surdos é algo mais do que o domínio, em algum nível, de duas línguas. Deveria existir, em torno dela, um debate sobre as questões das identidades, do multiculturalismo, das relações de poder/saber, etc. A educação bilíngüe para surdos tem gerado esse debate, ainda que sem propô-lo explicitamente. Se a tendência contemporânea é fugir-intencional e/ou ingenuamente- de toda discussão que exceda o plano estrito das línguas na educação dos surdos, corre-se o risco de transformar a proposta bilíngüe em mais um dispositivo pedagógico “especial”, em mais uma grande narrativa educacional, em mais uma utopia a ser rapidamente abandonada; em síntese, a educação bilíngüe pode se transformar numa “metodologia” positivista, não histórica e despolitizada.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Rubrique
Artigos