A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO RIO DE JANEIRO IMPERIAL

esboço das escolas públicas nas últimas décadas do século XIX

  • Alessandra Frota Martinez de Schueler

Résumé

O presente ensaio integra o projeto de doutorado em andamento, no programa de pósgraduação em Educação da UFF, intitulado Cotidiano e experiências escolares na cidade do Rio de Janeiro – 1870-1890. O texto que ora apresento, partindo da historiografia geral sobre a cidade do Rio de Janeiro, dos dados censitários (Censo de 1872) e dos documentos impressos e manuscritos da Inspetoria de Instrução Pública da Corte, visa traçar, a grosso modo, um perfil social e ocupacional das freguesias urbanas e rurais, buscando realizar um mapeamento da distribuição das escolas públicas primárias na cidade. Com isso, pretende-se não apenas quantificar o número das escolas, como também reconstituir os espaços urbanos e os contextos sociais e culturais nos quais estas escolas estavam inseridas. Em outro momento, objetivando reconstruir aspectos do cotidiano escolar, analiso relatórios da inspetoria geral e outros documentos redigidos por professores públicos, os quais trazem informações importantes no sentido de permitirem o acesso às representações sobre as escolas e os indícios de possíveis experiências de professores e alunos na instrução primária, nas últimas décadas do oitocentos.

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