REPRESENTAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO

características das produções brasileiras nos últimos congressos de educação e de representação social

  • Maria Suzana de Stefano Menin
  • Alessandra de Morais Shimizu

Résumé

Neste artigo, apresentamos algumas das características das pesquisas em Representação Social aplicadas ao campo educacional. Analisamos 136 trabalhos publicados nos anais dos quatro últimos Congressos Internacionais na área – no Canadá (2000), na Escócia (2002) e no Brasil (2001 e 2003) – e nos três mais recentes congressos em Educação da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), no Brasil (2001, 2002 e 2003). Para orientar a análise dos artigos, enfocamos aspectos como: o objeto de pesquisa mais investigado; as formas de análise das representações; as características das amostras pesquisadas; a identificação de mudanças nas representações; as relações entre representações sociais e práticas sociais; os processos de divulgação das representações sociais; outras teorias psicológicas ou sociais que são consideradas nos estudos de representação e recursos metodológicos que têm sido utilizados.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Rubrique
Artigos