ANALISANDO OS DISCURSOS SOBRE INCLUSÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IFES MINEIRAS

  • Luciana Pacheco Marques
  • Cristina Toledo
  • Gabriela Silveira Meireles

Résumé

Considerando que o discurso sobre a deficiência, desenvolve efeitos de sentido com direções diferentes, onde o sujeito com deficiência é significado e se significa de diferentes formas e pressupondo a inclusão como a possibilidade dada aos alunos de desenvolverem plenamente suas potencialidades, objetivou-se desvelar os sentidos do termo Inclusão nos Cursos de Pedagogia das Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais (IFES Mineiras). Ao desvelar estes sentidos, percebeu-se que, ao contrário do paradigma da inclusão, a atuação pedagógica continua sendo voltada para a normalidade. Destaca-se, portanto, a necessidade de se formar professores para lidarem pedagogicamente com os alunos, considerando suas diferenças sociais, econômicas, raciais, de valores e crenças, visando eliminar as barreiras no processo de aprendizagem e contemplar as diversas formas da existência humana.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Rubrique
Artigos