CRIANÇAS, INFÂNCIA E PRIMEIRO ANO
a centralidade do brincar e do aprender a ler e escrever juntos
Résumé
Neste artigo apresentamos o que crianças concluintes do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de ensino de Canoas expressam sobre o que fizeram no primeiro ano. A análise dos desenhos e dos fatos relatados pelas crianças foi realizada de modo articulado com estudos da área da Sociologia da Infância e da Pedagogia. Para realizar a análise, seguimos aspectos metodológicos próprios do exercício de interpretação, procurando pelo sentido dos traçados e das palavras. As crianças expressam que, para elas, na escola, sua experiência está vinculada ao lugar e à centralidade do brincar e do aprender a ler e escrever juntos. Das ideias apontadas pelas crianças sobre sua experiência de escolarização também é possível inferir duas noções chaves para repensar os processos de planejamento e a ação pedagógica: o sentimento de escola-esforço e de dever-obedecer. Os aspectos apontados pelas crianças servem como indicadores para o processo de organização do trabalho pedagógico desde uma pedagogia que se constitua ou que seja constituída com as crianças.