INJUSTIÇAS NA ESCOLA

concepções de alunos

  • Maria Suzana de Stefano Menin
  • Alessandra de Morais Shimizu
  • Ana Paula Cordeiro
  • Ana Corina Machado Spada
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira
  • Vânia Kelen Belão Vagula
  • Elaine Fernanda Dornelas de Souza
  • Walter Gomes Osório
  • Maria Laudicéia Alves Costa

Résumé

Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em classes de 4º ano do Ensino Fundamental e de 1º ano do Ensino Médio, da rede pública e particular, que teve o objetivo de identificar as concepções dos alunos sobre injustiças que ocorrem na escola e na sala de aula. Para tanto, foi utilizado um questionário com questões sobre definição de injustiça, identificação de injustiças na escola e na sala de aula e uma escala com 35 situações de injustiça, em que os alunos deveriam marcar sua freqüência de ocorrência em cinco pontos. Os resultados apontaram diferenças marcantes entre os anos investigados, sendo que, para os alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, a escola aparece como muito menos injusta que para os de 1º ano do Ensino Médio. Em ambas as classes, no entanto, os casos de injustiça mais apontados referiram-se às ocorrências de injustiças do tipo legal e retributiva, cometidas pelos alunos entre si, dos alunos aos professores e destes aos alunos.

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