O ARQUIVO HISTÓRICO ESCOLAR, A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

diálogos possíveis

  • Nadia Gaiofatto Gonçalves

Résumé

Neste trabalho, o objetivo central é discutir como os arquivos escolares podem ser locais ou eixos profícuos para a construção de um diálogo entre a Universidade e a escola, e entre esta e a comunidade. A discussão tem como base iniciativas que estão sendo propostas e desenvolvidas, visando a esta articulação, na Universidade Federal do Paraná: um projeto de pesquisa; a organização e catalogação do arquivo escolar do Colégio Estadual do Paraná; a construção de um banco de dados referente ao arquivo; a organização de um grupo de estudos para discussão sobre possibilidades de uso de documentos do arquivo escolar em aulas e em atividades e projetos da escola; e um curso de extensão sobre o tema. No trabalho, discute-se a literatura utilizada como referencial para estas atividades, e possibilidades e limites de implementação e de articulação desses projetos, em especial no aspecto teórico-metodológico.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Rubrique
Artigos