ESCOLA: VAMOS PRATICAR JOGOS AMBIENTAIS?

Buscando uma pedagogia para valorizar a água, para valorizar a vida

  • Nelma Baldin
  • Simony Aline Dalri
  • Daiane Aparecida Ciotta Desordi
  • Julia Fernanda Hoffmann

Résumé

Uma forma de contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade é trabalhar com o meio ambiente, com a educação e com a história do homem relacionada à água. Nesse encaminhamento, mais do que o estudo dos conceitos ambientais, são necessárias reflexões, atitudes e práticas que levem à execução de ações que conduzam à conscientização, à formação de valores. Estes procedimentos são inter-relacionados: educação; sensibilização; consciência histórico-cultural que estimulem a valorização da vida. O estudo desenvolveu suas atividades nessa linha teórica, com o objetivo geral: “analisar uma realidade social no Município de Joinville – SC, com vistas à criação e aplicação de jogos ambientais para o desenvolvimento do estimulo à conscientização ambiental e histórico patrimonial em crianças, nas escolas, e em jovens e adultos em situações informais, em relação à valorização das águas, com vistas à valorização da vida”. As ações centraram-se na elaboração de jogos ambientais, que foram aplicados na comunidade participante da pesquisa. As crianças frequentavam os 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental. Os jogos ambientais foram elaborados com conteúdos atuais e próximos às crianças, que demonstraram sensibilidade e percepção crítica sobre as intervenções humanas no meio ambiente. Vivenciaram essas questões na comunidade refletindo sobre os seus efeitos no Planeta não apenas no local onde vivem, mas globalmente.

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