A AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NO INSTITUTO SUPERIOR DA MAIA

nós fazemos assim. E vós?

  • Alberto Albuquerque
  • Rui Resende
  • Marta Costa

Résumé

O presente trabalho é desenvolvido a partir da prática vivida e experienciada ao nível da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) do Instituto Superior da Maia (ISMAI). A aprendizagem, numa perspectiva construtivista, tanto se pode entender como uma consequência do ensino, como um processo de construção individual e social, fruto da interação entre as ideias de quem aprende e a realidade contextual do processo em que essa aprendizagem se realiza. No âmbito da formação do professor, a capacidade reflexiva, a competência de ensino e a integração social são as qualidades que definem um profissional reflexivo (SCHÖN, 1983, 1987). Se quisermos um ensino de qualidade, que não dependa da abnegação individual de pessoas excepcionais, necessitamos de transformar a cultura profissional dos docentes numa nova cultura que permita a reflexão e a discussão dos princípios que norteiam a prática (ALBUQUERQUE, GRAÇA e JANUÁRIO, 2005). É neste enquadramento que a formação de professores deve ser entendida. E essa formação tem de ser avaliada, pois a avaliação está inerente a esse mesmo processo.

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