VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA NA ESCOLA

o que revelam os discursos de professoras/es em formação continuada

  • Ana Paula dos Santos Silva
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho
  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade
  • Alfrancio Ferreira Dias

Résumé

Este texto analisa os discursos de 30 cursistas do Polo de João Pessoa (PB), coletados em 2015, em prova presencial do Módulo “Sexualidade e Orientação Sexual”. Os resultados indicam diferentes propostas de intervenção que perpassam dois eixos centrais: 1) trabalho de conscientização com desenvolvimento de atividades pedagógicas sobre respeito mútuo e diferenças entre alunos/as e demais integrantes da comunidade escolar; 2) encaminhamentos para a Diretoria, Coordenação, Conselho Escolar, Conselho Tutelar, Psicólogo/a e Justiça. Conclui-se que as/os cursistas direcionam as aprendizagens adquiridas na formação continuada para suas práticas pedagógicas, evidenciando um aspecto relevante para a gestão da homofobia na escola: a necessidade de ações conjuntas para o seu enfrentamento, embora as respostas ainda demonstrem equívocos teórico-conceituais que podem limitar a qualidade das intervenções pedagógicas.

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