A ESCOLA DE VIGOTSKI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR (ALGUMAS HIPÓTESES PARA UMA LEITURA PEDAGÓGICA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL)
Resumen
O artigo apresenta cinco hipóteses para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico Cultural (“Escola de Vigotski). A primeira hipótese é a de que para se compreender o pensamento de Vigotski e sua escola é indispensável o estudo dos fundamentos filosóficos marxistas dessa escola psicológica. A segunda hipótese é a de que a obra de Vigotski precisa ser estudada como parte um todo maior, aquele formado pelo conjunto dos trabalhos elaborados pela Psicologia Histórico-Cultural. A terceira hipótese é a de que a Escola de Vigotski não é interacionista nem construtivista. A quarta hipótese é a de que é necessária uma relação consciente para com o ideário pedagógico que esteja mediatizando a leitura que os educadores brasileiros vêm fazendo dos trabalhos da Escola de Vigotski. A quinta hipótese é a de que uma leitura pedagógica escolanovista dos trabalhos da Escola de Vigotski se contrapõe aos princípios pedagógicos contidos nessa escola psicológica.