UMA ABORDAGEM DIALÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

  • Virgínia Mello Alves
  • Bernardo Buchweitz

Resumen

Um programa de Física foi desenvolvido em uma turma de 8a série do nível fundamental de uma escola pública municipal de periferia. Esse trabalho foi baseado na proposta de educação libertadora de Paulo Freire e em suas implicações sobre a seleção do conteúdo de um curso de Física e a forma de abordá-lo. A metodologia seguida nesta pesquisa foi a da pesquisa-ação por apresentar vários pontos em comum com essa orientação pedagógica. A primeira parte da pesquisa consistiu de um estudo da comunidade com a finalidade de obter um tema gerador: o abastecimento deficitário de água e sua implicação no banho dos moradores da comunidade. Levando em conta o tema gerador, um programa de Física foi organizado e desenvolvido com o propósito de fornecer elementos para o entendimento do problema e para a busca de sua solução. A partir de questionamentos, foram estudadas as noções básicas de termodinâmica, eletricidade e de mecânica dos fluidos. Dados foram obtidos de testes, questionários, entrevistas e observações. Os resultados mostraram que ocorreu a aprendizagem significativa de alguns conceitos e que a maioria dos estudantes manifestaram opiniões favoráveis à organização e ao desenvolvimento dessa abordagem de ensino. Além dos conceitos satisfatórios dos estudantes, foram alcançados outros resultados não relacionados aos conteúdos específicos de Física, mas necessários para a ação libertadora, tais como a satisfação em buscar o conhecimento, a perda do comportamento passivo, a substituição do sentimento de inferioridade por uma valorização pessoal e o respeito mútuo.

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Sección
Relatos de Pesquisa