A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

interatividade e representações sociais

  • Fabiana Lasta Beck

Resumen

A sucessão de importantes acontecimentos decorrentes de um mundo globalizado acarretou mudanças nos diferentes segmentos da sociedade. Este novo cenário oportuniza a concretização de importantes mudanças no ideário educacional, utilizando os avanços tecnológicos como novas possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Neste clima de mudanças e conquistas, a Educação Especial pode ser repensada em sua totalidade e adaptada aos novos tempos, passando a utilizar os recursos atuais disponíveis como aliados ao processo de aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEEs). Em face destes paradigmas, a presente investigação visa a analisar as representações sociais dos PNEEs e suas interfaces em relação ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, com um grupo de seis alunos que participavam do projeto AIA – Informática Educativa em um Ambiente Informatizado de Aprendizagem. Os instrumentos de coleta de dados foram observações, anotações em diário de campo e entrevistas semi-estruturadas com os alunos. Os dados foram analisados por meio de um processo de analise temática. Dentre os vários resultados, podemos inferir que as representações sociais dos alunos diante do uso da Informática indicam a idéia de uma nova oportunidade de aprendizagem. Suas falas revelam o valor atribuído às aulas com o auxílio da Informática, apontando melhorias qualitativas, quais sejam: melhora na autoestima dos educandos, que se sentem capacitados e motivados ao desenvolverem atividades complexas, comprovando que não há limites para a aprendizagem; superação do individualismo, que deu espaço à colaboração entre os alunos, além de um crescente interesse em aprender, em um ambiente no qual todos aprendem mutuamente.

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