A NOÇÃO DE PÚBLICO E A DIVERSIDADE INSTITUCIONAL NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

  • Célia Elizabete Caregnato

Resumen

O artigo analisa elementos do desenvolvimento histórico da educação superior brasileira, focalizando-o como parte da cultura política dessa sociedade e de disputas em torno das quais se expressa a configuração institucional. Visa-se compreender o caráter de público inerente a essa dinâmica histórica. Busca-se inspiração em estudiosos da cultura política, como Faoro (1987) e Tavares (2000), e da educação brasileira, como Cunha (1988, 1989) e Fávero (1991). A análise se detém na década de 1990, empenhando-se em reunir elementos próprios e em constituir uma interpretação que contribua para o debate atual sobre o tema. Mostra-se que o caráter público é historicamente precário, mas também a organização acadêmico-institucional é frágil, o que coloca desafios ainda mais grandiosos para garantia de que a expansão atual possa vislumbrar forte caráter público. Entretanto, não se desconhecem possibilidades de aprimoramentos nesse sentido. O texto apresenta cinco períodos históricos definidos com base na abordagem anunciada, o que permite uma sistematização da análise.

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Artigos