¿DE DÓNDE VIENE LA CRISIS DE LA PROFESIÓN DOCENTE?
Resumen
Partindo da idéia de que em nosso tempo se está produzindo mudanças muito acentuadas e em muitas frentes, este artigo discute a crise da educação que está desestabilizando tanto a identidade profissional quanto pessoal do professorado. Essa desestabilização exige do professorado tanto uma formação mais sólida quanto um esforço ativo para compreender os câmbios educacionais e suas implicações sobre a profissão docente. Isto pode proporcionar a racionalização do espaço incerto em que se vive hoje e, ao mesmo tempo, mitigar a inquietude dos professores. Os docentes estão sendo chamados a ter um papel ativo na resolução dessas mudanças, pois dela fazem parte. Isso exige forjar uma nova identidade e reconstruir o auto-conceito profissional desde outras referências, pois os docentes já não podem mais contar com uma sustentação que se apóie somente nos conhecimentos formalizados, tão pouco na idéia de educar por competências. Do professorado exige-se rediscutir o papel da escola na chamada sociedade da informação, estabelecendo uma estratégia pedagógica que recrie um ambiente produtivo, atrativo e substantivo para a juventude, o que deve levar em conta a diferenciação ou diversificação cultural. Essas mudanças, vistas aqui como crises da ordem social, cultural, política e econômica tanto podem gerar conflitos e mal-estar quanto servir de estímulo positivo, produzindo interrogações para o pensamento e motivo ou referência para ensaiar novas práticas. É uma desestabilização criadora que pode desenvolver a identidade profissional dos docentes sobre bases mais seguras.