A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ACOLHIMENTO E SUPORTE AO ALUNO UNIVERSITÁRIO
os professores como parceiros
Resumen
O presente artigo visa traçar um panorama da necessidade e das possibilidades de suporte psicopedagógico ao aluno universitário, como uma das diretrizes fundamentais para alcance da missão da universidade no cenário de reforma do Ensino Superior, que tem como dois dos seus pressupostos o aluno como protagonista da formação e o desenvolvimento docente como condição para que mudanças sejam promovidas. Argumentação dar-se-á com base na discussão e pesquisas recentes acerca deste tema e na experiência de trabalho desenvolvido com universitários e professores da área da saúde em uma IES brasileira, por meio de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da universidade. Dentre as atividades realizadas pelo NAP, dar-se-á destaque ao Programa de Tutoria - acolhimento e acompanhamento de alunos da graduação por professores-tutores, com a realização de práticas educativas focadas no alcance de objetivos nas dimensões pessoal, acadêmica e profissional, bem como na proposição de atividades de formação humanística e cultural, destinadas ao desenvolvimento psicossocial dos estudantes. Relata-se a experiência desenvolvida com fundamentação na teoria sociocognitiva e em programa para o desenvolvimento de competências entre estudantes universitários de Rosário et al (2006), tendo como parceiros os professores tutores do Programa de Tutoria na universidade (acolhimento e suporte aos alunos, em especial os ingressantes). A metodologia seguiu o padrão realizado nas experiências portuguesas para aplicação de programas de autoregulação da aprendizagem: sessões de 90 minutos, com intevalos quinzenais, das quais participaram 20 professores, no ano de 2011. A experiência teve ótima aceitação entre os professores que se sentiram motivados pela proposta e pela possibilidade de aplicação no contexto do programa de suporte e acolhimento aos alunos universitários.