SENTIDOS DE INTERDISCIPLINARIDADE ARTICULADOS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO

o caso das disciplinas Ciências Naturais e Geografia

  • Hugo Heleno Camilo Costa
  • Talita Vidal Pereira

Resumen

Esse artigo se insere em um grupo de pesquisas que têm procurado articular a Teoria do Discurso, desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com a teoria curricular para pensar o currículo produzido em contextos específicos em uma perspectiva que, c omo propõem Alice Lopes e Elizabeth Macedo, rompe com concepções universalizantes e essencializadas, ainda muito presentes nas reflexões do campo. Dessa forma, p roblematizamos o aparente consenso existente em torno da interdisciplinaridade e analisamos as tensões relacionadas a este conceito nas comunidades disciplinares de Geografia e de Ciências Naturais. Interessa caracterizar como, nessas duas comunidades, os discursos em favor da qualidade da educação articulam a interdisciplinaridade como elemento fun damental para garanti la, ainda que em perspectivas diferenciadas. Essa compreensão nos remete à análise da interdisciplinaridade como um significante flutuante articulado discursivamente de forma a preencher o significante vazio qualidade na educação.

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