A PESQUISA ESCOLAR A PARTIR DA SALA DE AULA

conceitos, atitudes e procedimentos

  • Cintia Kath Blank
  • João Alberto da Silva

Resumen

Este trabalho objetiva compreender a atividade da pesquisa escolar a partir da perspectiva do letramento informacional. Participaram deste estudo sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da cidade do Rio Grande/RS, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação – CAPES. A abordagem metodológica foi norteada pela Investigação-ação escolar, incluindo técnicas de Grupo focal, Planejamento cooperativo, observação nas escolas e Análise de Conteúdo. Compreende-se que as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes possuem como foco as temáticas ligadas ao cotidiano; a divulgação de resultados é frequente e a principal dificuldade é a cultura escolar de reprodução de modelos prontos. Os dados analisados apontam que basicamente são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, assim, embora as intenções das docentes sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática este fato não se concretiza.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Sección
Artigos